jump to navigation

Formação das monarquias nacionais ibéricas julho 12, 2011

Posted by portaldoestudante in História.
Tags: , , , , , , , , , , ,
trackback

  A unificação política da Espanha, bem como a de Portugal, não está relacionada ao desenvolvimento do mercado e de uma classe burguesa, como na França e na Inglaterra. As monarquias nacionais espanhola e portuguesa surgiram da necessidade dos nobres se unirem para expulsar os muçulmanos da península ibérica dureante a Guerra de Reconquista.

  Com a decadência do Império Romano inicia-se as invasões bárbaras na península ibérica.  No entanto, muitos desses bárbaros foram convertidos ao catolicismo. Contudo, a partir de 711 os muçulmanos invadiram a ibéria e foram progressivamente tomando-a dos bárbaros. A partir de então começam a luta dos cristãos para recuperarem o território perdido. Tais lutas recreudescem no século XI em diante, quando do início das Cruzadas, contexto ao qual se insere a Guerra de Reconquista.

  Da Guerra de Reconquista contra os mouros, surgem quatro reinos cristãos: Castela, Navarra, Aragão e Leão. Logo depois, Castela e Aragão anexam Leão e Navarra. Em 1469 os reis de Castela e Aragão se casam. Contudo, restava ainda Granada, um reino muçulmano na Ibéria. Em 1492, Castela e Aragão (casados) toma Granada, concluindo o processo de formação da monarquia nacional espanhola.

Note-se que a Guerra de Reconquista faz parte da política ofensiva europeia entre os séculos XI e XIII que tencionava reconquistar a península ibérica sob a máscara religiosa de guerra contra os muçulmanos.

 

  A origem da burguesia lusitana está relacionada à atividade pesqueira e à produção agrícola destinada ao abastecimento de tropas reais. Mas foi sobretudo a transferência da rota de comércio italiana para o oceano atlântico no século XIV que beneficiou sobremaneira a economia (e a burguesia) lusitana, favorecendo a atividade mercantil.

Em 1383 iniciou-se em Portugal uma distputa pelo trono. Os nobres queriam entregar Portugal à Castela. Os burgueses não aceitavam, temendo uma regressão ao feudalismo. O acirramento da tensão levou à eclosão da Revolução de Avis, onde a burguesia passou a apoiar D. João, que acabou saindo vitorioso, instiuindo o Estado Nacional português.

  D. João adotou uma série de medidas que beneficiariam a classe burguesa, ampliando mercados e facilitando o comércio. Por conseguinte, a arrecadação de impostos aumentara significativamente. Foi essa aliança que permitiu a primazia portuguesa na expansão ultramarina. 

 

Comentários»

1. andhwm - agosto 4, 2011

Excelente blog. Gostei muito dos temas e da iniciativa.

http://portalcognoscere.wordpress.com/

2. vankinhel - março 5, 2012

me ajudou bastante : )

3. lonlon - abril 5, 2012

valeu mano ajudou mto

4. Elismarina Sobrira - abril 11, 2012

GOSTEI MUITO!!!!

5. valeska - maio 9, 2012

na verdade eu odiei so faço isso pq fale nota nao me entereçanada

6. thiers santos - maio 31, 2012

muito legal me ajudou bastante na escola

7. cristiano - junho 19, 2012

vlw mw ajudo no provao

8. luiza - julho 8, 2012

eu gostei muito…me ajudou bastante….sempre usarei esse blog…falarei pra todos usarem ele…

9. Aline - julho 24, 2012

¬¬

10. maxuel alves - setembro 2, 2012

isso me ajudou muito muito obrigado!……………..vou usar sempre esse blog nos trabalhos escolares!

11. samara - setembro 19, 2012

Esse texto é muito interessante

12. hellen - setembro 30, 2012

adoreii vou tirar 10

13. hellen - setembro 30, 2012

adoreii vou tirar 10 pq isso é muito
importante

14. layara - fevereiro 24, 2013

bastante legal,fora o fato desse texto ser quase totalmente igual ao do livro história geral da editora scipione.

15. Vivi - junho 27, 2013

Nossa muio obrigado!Amei esse texto!

16. Bruno Costa - março 15, 2014

Olá
Gostaria de entrar em contato com o proprietário do site e não achei o link de contato. Quero falar sobre parceria entre site
Caso possa entrar em contato comigo, agradeço
Excelente site

17. Andre - maio 14, 2014

me ajudo muito

18. grazieleconceiçaosantos - julho 30, 2014

gostei muito

19. juju filinks - setembro 25, 2014

vai toma no cuuu casete isso ai é um caralho que porra mew…. só faço isso pq tenho que ganha nota… que putariaaaa velhooo

20. juju filinks - setembro 25, 2014

ahhhh as meia noite vou estar no star dando o Cuuuu quem que vem me come velhoooooo eu sou PUTA PROFISIONAL

21. Kelisondejesus😁👍 - setembro 10, 2015

Muito bom gostei e me ajudou muito 😁👍

22. Emilly - abril 7, 2016

Me ajudou muito no trabalho de história!

23. k - setembro 23, 2016

que saudade da minha ex

24. Brayan BLB - setembro 24, 2018

Gostei do Blog!, só que la em cima no primeiro paragrafo em durante a guerra de reconquista ta no durante ta dureante. Por favor ajeitar a palavra.

25. JORDAN DAS CHAGAS PENA - setembro 29, 2020

Muito legal esse assunto


Deixe um comentário