jump to navigation

Geografia – A cidade e a metrópole maio 19, 2008

Posted by portaldoestudante in Geografia.
Tags: , ,
trackback

  O processo de urbanização, no qual países subdesenvolvidos vivenciam e os países desenvolvidos já vivenciaram (esse países vivenciam, atualmente, urbanização moderada) consiste no crescimento da população urbana em um ritmo mais acelerado que a população rural. Porém, muitas vezes, principalmenteem países subdesenvolvidos, esse grande crescimento das cidades acaba gerando macrocefalia urbana, ou seja, o crescimento desordenado dessa população metropolitana, juntamente com os poucos investimentos do governo em obras públicas (hospitais, escolas etc) que acabam gerando favelização, marginalização, criação de subempregos, violência e insatisfação da população. Tudo isso é, em grande parte, decorrente do êxodo rural.

  Os principais fatores ligados à repulsão populacional no campo são a miséria, a pressão demográfica sobre as terras férteis e a concentração fundiária (grandes áreas pertencentes a grandes proprietários rurais). Por outro lado, nas cidades, o crescimento do setor terciário (setor de vendas que não exige muita qualificação) atua como fator de atração populacional.

  Com o crescente aumento da população urbana e a diminuição da populaçãorural, cada vez mais aumenta a demanda de alimentos e os produtores rurais, como consequência desse processo, passam a buscar a produtividade máxima. O que ocorreu nos EUA, criando os Belts (cinturões).

 è bom ressaltar que, nem sempre, baixos níveis de urbanização significam pouca população urbana. Isso depende do tamanho da população. Se um país tem 1 bilhão de habitante e seu nível de urbanização é de 20% (que é considerado baixo), sua população urbana será de 200.000.000. O que não é pouco!

 Há grandes diferenças no processo de urbanização dos países desenvolvidos em relação aos subdesenvolvidos. Primeiramente, os países ricos possuem baixas taxas de urbanização (porcentagem do crescimento da população urbana por unidade de tempo), pois a maioria da população já está nas cidades. Segundo: há todo um processo histórico que envolve uma certa tradição de se ter, nesses países, uma população essencialmente urbana. Já nos países emergentes, devido ao êxodo rural e ao grande crescimento vegetativo, a população urbana cresce rapidamente e tem como base o desenvolvimento do setor terciário, ao contrário dos ricos, que têm como base o desenvolvimetno do setor secundário(indústrias, exige qualificação). Portanto, países pobres têm altas taxas de urbanização.

  O que deu início  a esse enorme desenvolvimento urbano nos países desenvolvidos foi a revolução industrial (clique aqui para ler sobre Revolução Industrial). Como consequência surgiram as metrópoles, enormes centros urbanos que possuem certa influência na economia global. As megalópoles, conjunto de centros urbanos constituídos em um espaço polarizado (que recebe influência de duas ou mais metrópoles). Possuem forte integração econômica e intenso fluxo de pessoas e mercadorias. Ela é dispersa e concentrada. Concentrada devido ao seu vasto mercado consumidor que constitui um centro problemático e estressante. Dispersa porque, com o seu enorme tamanho, também oferece alternativas de moradia longe do centro congestionado. As megacidades são fenômenos característicos de países subdesenvolvidos. São enormes aglomerados urbanos. Um exemplo é a cidade de São Paulo. Os principais problemas desses centros urbanizados são os subúrbios, causados pelo déficit habitacional (falta de moradia)

  O déficit de moradia gera os cortiços, locais considerados decadentes para o mercado imobiliário. Essas moradias ão compradas, subdivididas e alugadas por diversas famílias. São constantemente alvo de projetos da prefeitura e de grandes empresários da área de imóveis. Isso se deve ao fato desses cortiços se localizarem próximos ao centro e por serem de fácil valorização comercial. Os loteamentos periféricos são terrenos baratos e longes da área central. Muitas vezes é o próprio proprietário que constrói a casa e, as vezes, não tem nem mesmo saneamento básico. Favelas são locais invadidos por pessoas de baixa renda. O que caracteriza um “favelado” não é a pobreza no qual eles vivem, mas a moradia invadida e em condições precárias. Há, também, a falta de saneamento básico.

  Com o grande crescimento das cidades, a retirada da vegetação, a emissão de gases poluentes na atmosfera e a contrução de prédios, é causado, sobre o meio ambiente, um grande impacto.

  O fenômeno da inversão térmica, que é natural, mas juntamente com a ação do homem sobre a natureza provoca uma piora na qualidade do ar. Esse fenômeno consiste no seguinte:

Normalmente o ar quente fica mais próximo da superfície e o ar frio em cima do quente. Uma das características do ar quente é a dispersão de poluentes. Com a inversão térmica, o ar quente troca de lugar com o frio e consequentemente não há dispersão dos poluentes, o que piora a qualidade do ar.

  Ilha de calor são grandes áreas urbanas, edificadas, emitidoras de poluentes e com pouca vegetação, carcada por áreaas rurais. Nas áreas urbanas se tem um aumento da temperatura e uma piora da qualidade do ar. O que não acontece nas áreas rurais.

  Outro problema característico das grandes cidades é o tratamento do lixo. Os mais “famosos” são:

Aterro sanitário, é a compactação do lixo em camadas que são encobertas por terra, causando problemas no lençól subterrâneo. A incineração é a combustão do lixo, que se não utilizados os materiais adequados para realizar tal ação, emite grande quantidade de gás metano na atmosfera. Outro tratamento é a compostagem, que é a decomposição do lixo para reutilizar a parte orgânica como fertilizante de solo. É a mais correta ecologicamente, mas necessita da coleta seletiva.   

About these ads

Comentários»

1. Rodrigo - maio 21, 2008

Olá, gostaria de te parabenizar pelo blog que está muito legal e inteligente, provando que há bom conteúdo em blogs. Gostei tanto que até fiz um link para o seu no meu, e gostaria muito se você também me linkasse.

Nos falamos.

Abs,
Roberto

2. Talessa - setembro 14, 2008

Olá
gostei muito do site
a inteligencia da criaçao p/ com o desenvolvimento é muito grande

parabéns!

kisses

3. Tamara - setembro 21, 2008

Olá

Só para parabenizar o site…me ajudou muito para a prova de geografia de amanha, o texto é bem mais interessante que o do livro, de facil escrita, o que melhora o entendimento gerando um excelente rendimento.

4. lídice jana - setembro 29, 2008

em primeiro lugar quero dizer que site é muito importante para fazer-mos pesquizas, otimo
xauuuuuuu

5. ruan - outubro 31, 2008

nao foi q eu queria
mas e bem traduzido e com boas palavras

6. vitor - novembro 11, 2008

porra

7. Keith - março 25, 2009

Eu adorei.
eu tambem acho muito interesante ressaltar,
de que com ocrescimento das metropoles também ovei o desmatamento de areas vedes,
Foi um comemtario de muito bom gosto.

8. Théory - maio 23, 2009

olá

So dei um alo para parabenizar o site,foi muito legal pesquisar nele…
me ajudou bastante

9. Thayná Potter - junho 30, 2009

Boom gosteii muiiito desse site ;*

Parabén

beiiijos

10. Maicha - setembro 2, 2009

caralho qeu pesq

11. Gabriele - setembro 17, 2009

Materia muito boa consegui tirar todas minhas duvidas…
continue assim

12. Vitor - novembro 2, 2009

Não queria isso

13. poliane - dezembro 12, 2009

Não gostei pois não achei o que eu queriia!

14. Buceta - agosto 11, 2010

Esse site é umma porra eu ñ achei nada de priquit piba aqui nessa buceta essa porra esse site é oo caralho or merda é um caralho num achei merda nenhuma q eu queria esse site de pesquisa é o caralho!!!!!

15. Amanda - setembro 21, 2010

Eu Naão Acheii o Keé eu kerria mais issoõ poõdeé ajudaãr oõtraã Pessoõa!

16. ana beatriz - outubro 5, 2010

essa cidade e da quela que eu nunca vie e muito legal de +++!!!!!!

17. ana beatriz - outubro 5, 2010

eu adorei
sabe ne e de mais

18. Thaynara - fevereiro 21, 2011

Meu Deus esse site me ajudou bastante,queria te parabenizar.
Muito obrigado vc é muito inteligente.

19. Natalia Morona - maio 6, 2011

Não gostei , não me ajudou –’

20. Natalia Morona - namorada do lima - maio 6, 2011

oi (:

21. Natalia Morona - namorada do lima - gata siames - maio 6, 2011

eu sou uma gata siames

22. Eduardo - maio 27, 2011

obrigado mesmo.me ajudo bastante no meu trabalho de geo valeu

23. dandara - outubro 6, 2011

saite maravilhoso

24. fernanda - outubro 6, 2011

amei

25. jorginho - maio 26, 2012

boa noite ouvintes sou de niterói , olha aqui as cidades são consideradas megalóles são rio , sao paulo , buenos aires ,washington , boston e muitas outras cidades de regióes metropolitanas

26. André - fevereiro 4, 2013

Buenos Aires não é uma Megalópole. Ela é uma Cidade Global secundária. :)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 164 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: