jump to navigation

Enem: saiba como fazer uma redação matadora junho 3, 2008

Posted by portaldoestudante in Provas de vestibular.
Tags: , ,
trackback

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito parecida com as de vestibulares, mas com alguns traços característicos. A temática mais voltada para o social e a aplicação dos cinco conceitos explorados na prova objetiva são os principais pontos que a diferencia das demais. O texto deve ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo, uma preocupação com a reflexão.

» Confira quais são os cinco conceitos explorados no Enem
» Redação do Enem: dicas e sugestões de temas                                                                      

Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

“O Enem quer formar cidadãos, pessoas com uma visão global do que acontece ao seu redor e capazes de opinar sobre isso”, explica Osmar Junqueira Lima, professor de português e literatura do Instituto Henfil, ONG paulista que oferece cursos de preparação para a prova.

Apesar de ter uma estrutura semelhante às redações dos vestibulares comuns, o texto a ser redigido na prova do Enem exige do aluno um raciocínio mais homogêneo e completo. Para Lima, a palavra que define a redação é “interdisciplinaridade”. Ou seja, “o aluno deve saber enxergar os acontecimentos como um todo, não em quadros isolados”.

Em termos práticos, um tema será apresentado, e o candidato deverá desenvolver suas idéias sobre este assunto de forma coerente e organizada. “Isso significa levantar uma tese nas primeiras linhas, desenvolvê-la e defendê-la nos parágrafos seguintes”, diz a professora de português do Cursinho da Poli, Cássia Diniz Moraes.

Isso fica claro nas competências de avaliação da prova objetiva, cobradas de uma forma um pouco diferente na questão da redação.

A competência I, referente ao domínio da linguagem, aplicada à redação, significa fazer uso da norma culta da língua portuguesa. Serão examinados aspectos como a concordância verbal e nominal, pontuação, ortografia e acentuação. Cássia confirma a importância deste aspecto na prova. “Não adianta o aluno ter uma boa proposta para o tema, se não domina o conteúdo gramatical”.

A competência II consiste em saber construir e aplicar conceitos e compreender fenômenos. Na redação, isso significa compreender a proposta e aplicar os conceitos conhecidos para desenvolver este assunto. Feito isso, o candidato deve saber selecionar e hierarquizar o seu conhecimento para responder a questão apresentada pelo tema, exigência que caracteriza a competência III. “A prioridade no Enem é saber inter-relacionar os conteúdos”, explica Cássia.

A temática, talvez o aspecto mais peculiar do Enem, geralmente propõe abordagens sociais, como violência, política e educação. Segundo Cássia, temas mais polêmicos implicam em um bom conhecimento do assunto. É aí que entra a competência IV. Ela exige do candidato saber construir um argumento consistente, ou seja, por meio dos conceitos selecionados e hierarquizados, defender um ponto de vista. Fazer isso, afirma Lima, obriga o aluno a saber o que está falando.

Ao desenvolver a questão apresentada, o candidato deve incluí-las em um contexto de diversidade cultural e respeito aos valores humanos e apresentar propostas de intervenção solidária na realidade, que é a competência V. Isso significa pensar em cidadania. E ser cidadão é refletir sobre os problemas que afetam a sociedade, desenvolver uma opinião e procurar soluções. Fazendo isso, o candidato alcança os cinco tópicos propostos pelo Enem e, segundo Lima, “dá um passo para participar da sociedade do futuro”.

OBS: Artigo retirado do site www.terra.com.br

 Assista aos vídeos – resoluções de questões do ENEM 2008. Clique aqui.

About these ads

Comentários»

1. Baixe as provas do Enem desde 1998 « O Portal do Estudante - junho 3, 2008

[...] Enem: saiba como fazer uma redação matadora [...]

2. lia - junho 5, 2008

uma chaTICe

3. roberto carlos - julho 3, 2008

o que sera da da humanidade? hoje no mundo inteiro existe ongs que com sua boa vontade e preocuado com o meio ambiente. o proprio ser humano se ele não tomar sertos cuidados ele esmo vai se destruir . par caisa do desmatamento ,industruias,e muitas vezes com destruicaõ de rios. peço aos nossos governantes que invistam pesado nese assuto ,no combate ao desmatamento e tudo que pode causar mal a humanidade .

4. Ricardo Sátiro - agosto 3, 2008

Ótima matéria, pqra quem quer ter uma boa nota na redação proposta pelo Enem. Vou realiza a prova este ano, e com estas dicas e algumas redações que tenho feito em casa, me sinto mais preparado. Foi muito bom poder achar na internet dicas para realizar uma boa redação! Obrigado!

5. Ricardo Sátiro - agosto 3, 2008

Ótima matéria, para quem quer ter uma boa nota na redação proposta pelo Enem. Vou realizar a prova este ano, e com estas dicas e algumas redações que tenho feito em casa, me sinto mais preparado. Foi muito bom poder achar na internet dicas para realizar uma boa redação! Obrigado!

6. ilmara borges dos santos - agosto 6, 2008

eu achie mto bom esses comentarios citados a cima.eles nos ajudaram a fazer uma boa redação e nos possibilitará de dar o primeiro passo a uma universidade… adorei

7. juciane guimarães silva - agosto 6, 2008

Esse tema do site é de grande proveto para queles que tem acesso a ele e que vão fazer a prova do enem. Para me caiu como uma luva,saber o que realmente é levado em consideração em uma redação do enem, obrigada a vcs que contribuem com a educação pela grande dica; bjs.

8. Aline - agosto 11, 2008

Eu vou fazer o enem esse ano de novo(2008)e estou um tanto nervosa,com medo de nao conseguir atingir uma nota boa,que eu quero muito!!!Obrigado a esse site que nos oferece dicas de como realizar uma boa redacão,agora depende de nós estarmos preparados para ir la e arrasar na redação!!!bju e uma boa redação para nos todos.

9. marcos vinicius nascimento sant'anna - agosto 18, 2008

Meu amigo Roberto você não sabe escrever . Quando for escrever preste atenção valeu por que eu te dou aula de português.

10. Jhonatan Robert Pereira Teixeira - agosto 18, 2008

E ai Marcos pow quando vc escreve voce kjdblk ,makbbgklkejgb .
meor porq jkhsdjfhspnhgfuhpg . voque nso klejfwgmogjboje gmjdhsf.iyyhgtrygvbaziytbayiyuibn123456789msdkujfbnbi ufnit.bvysIFGUWFOB

11. SILVA - agosto 26, 2008

excelente, texto, dicas,apoio e o encentivo prestado para os estudantes.
Sei fazer redação,mas, na hora o nevosissimo fala mas forte e ñ sei controlar-lo, acabo fazendo uma péssima redação..
Fora isso o site esta de parabéns.

12. Wanderson - agosto 31, 2008

Muito bom!tenho serteza que com essas dicas vou
me dar bem no Enem 2008. Pretendo fazer uma faculdade,de letras
e sei que elas vão me proporcionar boa nota.

valeu pessoal!!!!

13. Anita - maio 22, 2009

Gostei das dicas. Wanderson você tem “serteza” que quer cursar letras?

14. Raul - junho 4, 2009

Anita deixa esse trouxa do wanderson cursar letras, é por isso q o brasil não vai pra frente meu Deus. bjss anita liga pra mim

15. Raul - junho 4, 2009

liga pra mim anita bjsss

16. ana claudia - setembro 15, 2009

hoje em dia as pessoas nao pensam em seus futuros . elas pensam que viver o presente é tudo na vida mais as vezes se engana porque devemos nos preucupar com o futuro dar o melhor da gente para ter uma vida melhor a cada dia .
devemos pensar em nossos filhos e familiares antes de qualquer coisa nao apenas na gente devemos pensar que somos irmaos por os olhos de deus .
reflita em suas vidas porque seus futuro pode pentencer aos seus filhos e netos

17. faik - novembro 7, 2010

enem hj uhul


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 176 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: