jump to navigation

MEC abre 1ª fase do Sisu; Escolha sua Universidade janeiro 29, 2010

Posted by portaldoestudante in Notícias, Provas de vestibular.
Tags: , , , , , ,
trackback

O Ministério da Educação (MEC) abre a partir desta sexta-feira a possibilidade de que o aluno participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 dispute uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no site do MEC.

O estudante acessa o Sisu por meio do seu número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. A novidade é que ele pode acompanhar no início de cada dia como está a nota de corte de cada curso e trocar sua opção caso tenha mais chances de ingresso em outra graduação ou em outra instituição.

As vagas serão distribuídas a partir das notas do Enem quem tiver um resultado melhor é selecionado.

O processo de seleção ocorrerá em três datas e não há um limite de tentativas, mas a cada nova seleção a escolha anterior deixa de valer.

O primeiro período irá das 6h do dia 29 de janeiro até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. Depois desse período de inscrição dos estudantes, o Sisu processa as informações e divulga em 5 de fevereiro o resultado final da primeira etapa. Os estudantes que forem aprovados terão de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.

Em seguida, no dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas. Os estudantes não selecionados na primeira etapa deverão acessar o Sisu entre as 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20. Os resultados dessa fase estarão disponíveis no dia 22 de fevereiro.

A terceira e última etapa ocorre das 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de março. O resultado será divulgado no dia 5 de março e as matrículas nas universidades devem ser realizadas de 9 a 12 de março.

A secretaria de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, recomenda aos estudantes que acessem o Sisu diariamente para que ampliem sua chance de aprovação. “O sistema permite que o aluno acompanhe a nota de corte e as chances de sucesso a cada dia”, afirmou. Diariamente, entre as 23h59 e as 6h, o sistema para de funcionar para calcular a nota de corte de cada curso, que estará disponível pela manhã.

Com informações da Agência Brasil

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: