jump to navigation

Inscrições para 160 mil bolsas do Prouni começam na próxima semana; prazos ainda serão definidos janeiro 29, 2010

Posted by portaldoestudante in Notícias, Provas de vestibular.
Tags: , , , ,
trackback

As inscrições para cerca de 160 mil bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) devem começar na próxima semana, informou o MEC (Ministério da Educação). Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Ensino Superior, responsável pelo programa, a data deve ser confirmada até o final desta sexta (29).

No início da semana que vem, será publicada uma portaria do MEC com os detalhes sobre o processo seletivo para as bolsas do primeiro semestre de 2010. Também não foi divulgada a nota mínima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 exigida do participante. O programa oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Serão duas etapas de inscrição e, em cada etapa, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance.

Os critérios de seleção continuam os mesmos. Ou seja, o estudante deve ter participado do Enem 2009, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa (R$ 1.530), e atender a uma das condições:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
  • O que é o Prouni

    O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

    Outras informações podem ser obtidas no site do Prouni.

    Retirado de http://www.uol.com.br

    Anúncios

    Comentários»

    No comments yet — be the first.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: