jump to navigation

Tipos de solo maio 21, 2009

Posted by portaldoestudante in Geografia.
Tags: , , , , , , , , , , ,
trackback
Latossolo

Latossolo

Latossolo →  Principal tipo de solo do Brasil, presente principalmente no cerrado. São solos profundos e intensamente lixiviados, sendo, portanto, rico em ferro e alumínio. Consequentemente, são pobres nutricionalmente e ácidos, o que é resolvido pela adubação e calagem (adição de pó calcário para diminuir a acidez). Já foi considerado impróprio para a agricultura, no entanto, seu fácil manejo devido ao seu relevo suave e sua alta porosidade transformaram o cerrado brasileiro no principal núcleo de grãos do país.

OBS: Lixiviação → Solos que submetidos a intensas chuvas têm seus sais minerais dissolvidos e transportados a outros locais. Apenas os sais menos solúveis em água, como o ferro e o alumínio permanecem.

Argissolo → Solo rico em argila e bastante susceptível a erosão.

Cambissolo → Presente em locais de relevo movimentado (grande atuação do intemperismo químico e físico). Solo raso com uma pequena camada superficial composta por matéria orgânica. Abaixo se localiza a rocha parcialmente fragmentada e, por fim, a rocha sã.

Cambissolo

Cambissolo

Neossolo litólico → Solo bastante raso, presente em locais onde o intemperismo quimíco é pouco eficiente, como nos desertos e semi-áridos.

Neossolo Litólico

Neossolo Litólico

Comentários»

1. luis - junho 19, 2009

nao sei nada de solo

2. Leonardo - julho 10, 2009

vcs deveriam colocar os tipos de solo de kda city obrigado , Leonardo

3. Claudia - agosto 4, 2009

gostei🙂

4. gemerson - setembro 1, 2009

essa e uma grande sabedoria para
nos que estundamos pra saber
sobre esses tipos de solo ggg

5. natália - setembro 17, 2009

href=”” title=””>

    <q cite= <s o que é cite tipos do solo  

6. natália - setembro 17, 2009

a é um processo de deslocamentode ou de uma a erosão pode ocorrer por ação de da natureza ou do ser .

7. Amanda - outubro 17, 2009

Eu achei esse site uma bosta, nao tem nada de iteressante, e quando eu fui pesquisar alguma coisa nessa porra, nao me ajudou em nada.

8. Natalia - outubro 17, 2009

esse foi o pior site que eu ja etrei em toda a miha vida. Nao gostei de nada

9. Creuza - outubro 17, 2009

esse site é uma porra, e nao me ajudou em nada. Talvez se voces tivessem cabeça o suficiente pra arrumar esta MERDA !!!

10. Robertão - outubro 17, 2009

adoro sexo! alguem quer trepar comigo??
9837-1737

11. Dinha - outubro 17, 2009

Essa porra de site não me ajudou em merda nenhuma
voces que escreveram deviam todos tomar no cu

12. Patricia - outubro 17, 2009

tudo um bando de FDP

13. Ivo - outubro 17, 2009

EU ODEIOO ESSE SITEE É UMA MERDAA.É TUDOO FILHO DA PUTAA

14. Hugo - outubro 17, 2009

EU ODEIOO ESSE SITEE É UMA MERDAA.CARALHOO

15. ARMISTRONG SOUTO - outubro 20, 2009

AMANDA,

Fiquei super impressionado com a tua escrita e com o conteúdo dela. Se é que você sabe o que isso significa! Em um primeiro momento pensei que, talvez, você use uma linguagem de baixíssimo nível, por ter sido criada por um animal qualquer (jumento, cavalo, égua ou similares), mas, rapidamente, percebi que seria uma grande injustiça, de minha parte, pensar tão mal dos animais. Eles, no mais das vezes, são muito mais educados que pessoas. Então, pensei, mas como alguém pode ter adquirido tanta arrogância, tanta falta de educação? Depois de pensar um pouco, cheguei à conclusão: você é mais um dos casos clássicos de um processo educacional que precisa ser repensado. Nesse processo falharam: a escola, a família, e, principalmente, você.

Mas, não entre em pânico! Talvez, exista alguma luz no fim do túnel.

16. ARMISTRONG SOUTO - outubro 20, 2009

Hugo, quem muito fala em caralho, no mínimo, quer ter um na boca.

17. ARMISTRONG SOUTO - outubro 20, 2009

IVO, se são todos filhos de putas, você também é não é verdade? Você está escrevendo para o site, imbecil.

18. ARMISTRONG SOUTO - outubro 20, 2009

Dinha, você também escreve para o site, pequena imbecil, gostaria de agendar a minha vez de meter no seu….

19. ARMISTRONG SOUTO - outubro 20, 2009

Um abraço a todos. Escrevi isso tudo apenas para mostrar como vocês são incoerentes, se é que vocês sabem o que isso significa. Vocês falam mal dos outros e agem da mesma maneira.

20. neneca lima - novembro 16, 2009

nossa esse site é uma merda nem me servil para me ajudar. nem para saber qual é os principais animais do espirito santo.
se eu fosse vcs eu numca tinha enventado esse site pq esse site é uma merda tá ouvimdo seu melecas (melecas pessoas que enventaram o site )

21. edileudo - janeiro 26, 2010

gostei achei muito interessante!

22. x_9 - janeiro 26, 2010

iaew doido blz cumpade vou te mata?

23. Tacílio - janeiro 26, 2010

isso é coisa de mil cabeças ninguem merece aff!!! + q saco um verdadeiro porre
AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII QUE SONOOOOOOOOOOOoooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOoooooooooOOOOOOO
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

24. Mulan Bento , - janeiro 26, 2010

esse site é uma PORRA , vs saao uns FDP , TOMATE CRU PRA VS ! .. eu odeio GEOGRAFIA

25. caroline - abril 26, 2010

vcs deveriam colocar mais tipos de solos brasileiros,nao apenas o principal…

26. neymar - maio 3, 2010

campeão santos

27. neymar - maio 3, 2010

me fala a resposta ai dessa pergunata. quais as propriedades do solo?

28. neymar - maio 3, 2010

esse site e uma merda FDP

29. cdsa - junho 1, 2010

nossa que coisa nao?

30. NARUTO - setembro 30, 2010

cara me ajudo pra caramba.No meu trabalho.VALEU

31. sergiotaquini - março 8, 2011

Boa Noite!
De imediato gostaria de parabenizar o site pelo trabalho de levar conhecimentos à todos que assim o tiverem capacidade de aprender.
Àqueles leitores que não entenderam o intuito e a qualidade das informações e se preocuparam em difamar em vez de contribuir, não se preocupem, uma carroça estará esperando por voçês para ser puxada.

Assinado
Professor de Geografia.

32. Isabela - março 19, 2011

Site horrívell,nunca vi pior nao fala direito sobre o neossolo!é uma bosta emtupida!Que horror,vead****!Só fala uma frase a gente espera carregar o site pra ler uma frase alfabetização!é uma merdaa!

33. Isabela - março 19, 2011

O site de bosta,é tão ruim que escreveu a palavra químico errado!
Ki micoo!
Escreveu o acento errado!
Escreveu assim ó:
quimíco!
KKKKKKKKKK

34. tatai - julho 7, 2011

+ou-

35. luana - julho 28, 2011

muito ruim!! alguem sabe um site bom?

36. janny - agosto 16, 2011

esse site nao explica nada do que eu quero saber ,eu quero saber sobre os 4 tipos de solo

37. Roberto - setembro 13, 2011

Galera, não culpem o site pela falta de conhecimento de vcs, blz?
Se vcs ñ sabem o mínimo sobre pedologia, realmente o site ñ os ajudará em nada. Aqui ñ é lugar de mané. Se vcs querem saber o básico mesmo(que parece que é o que tá faltando), há vários livros de ensino fundamental que vcs podem procurar, ou quem sabe os de maternal sejam melhores. Vamo subi o nível aí cambada…

38. fabi - setembro 20, 2011

Que droga ñ entendi nada…..

39. andress - dezembro 8, 2011

eu andresshenrique comedo

40. ninja zero - março 13, 2012

legal ei algem ja jogol mount e blaed warband !!!!!! e muito irado tem que baixar mas vale a pena de mora 3hr ou 4hr mais vale apenaaa falllloooooo geennteee!!!!!

41. ANA - março 29, 2012

EU NÃO GOSTEI VCS SÃO PECIMOS PRA ELABORAR TEXTO ! QUER CONSELHO ESTUDA +.

42. Madjers - maio 2, 2012

Bando de Idiota!!!!!!!!!!!!!Com toda Certeza…
Deflamando o que os mantém em PÉ!!!!!!

43. Smith Leal - setembro 9, 2012

O defeito está em quem posta os conteúdos ou em quem não sabe nada e acha que o site é um erro? Você que critica, faça um site mais eficiente ou vá estudar nos livros, incapacitados!

44. Walace Luiz da C. Hoelzle - janeiro 13, 2013

Muito boa a explicação; o problema é que é técnica e quem não entende os termos técnicos fica boiando!!!

45. Adri - novembro 10, 2015

Sou topografa ,a simplicidade do assunto esta bem colocada ,a linguagem técnica também, e as pequenas descrições,para um nível fundamental.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: