jump to navigation

Renascimento Cultural maio 12, 2009

Posted by portaldoestudante in História.
Tags: , , , ,
trackback

O surgimento do capitalismo comercial, a partir do século XVI, na Europa, com a reabertura dos mares Mediterrâneo, Báltico e do Norte implicaram em transformações substanciais em todas as esferas da sociedade, sobretudo cultural. Primeiro grande movimento cultural burguês, o Renascimento valorizava uma cultura laica (não-eclesiástica) e racional. Embora tentasse romper com as concepções católico-feudal, as vezes confundiam-se ou mesclavam-se  os novos valores burgueses e os antigos preceitos eclesiásticos, evidenciando o caráter transitório do movimento (transição do feudalismo para o capitalismo).

Os renascentistas buscavam subsídios na cultura Greco-Romana, característica marcante do Renascimento Cultural, denominada Classicismo. Embora negassem os valores medievais e valorizassem a cultura clássica, não se pode considerar o Renascimento como um renascer cultural propriamente dito, como se antes, na Idade Média, não houvesse cultura. O Renascimento foi a retomada de valores da Antiguidade Clássica úteis a vida burguesa. Dessa forma buscou-se o antropocentrismo (o homem no centro do universo), o humanismo (valorização do homem), o hedonismo (valorização dos prazeres terrenos) e o naturalismo (representação e estudo da natureza humana na literatura, nas artes e nas ciências).

Alguns renascentistas consideravam a Idade Média como um período de trevas, de morte cultural. No entanto, isso não é verdade, na medida em que na era medieval surgiram as universidades e a arte gótica.

A Renascimento tem início a partir do momento em que se reinicia a comercialização no mar Mediterrâneo, do Norte e Báltico, com as Cruzadas. O renascer comercial e urbano, principalmente na Itália, dada a proximidade desse país com o Mediterrâneo, fez surgir uma nova classe social: a burguesia. Juntamente com a ascensão econômica burguesa novos valores emergiam, condizentes com o caráter mercantil dessa nova classe social. Daí o ambiente propício ao desenvolvimento do Renascimento Cultural. Além disso, haviam os mecenas, ricos burgueses patrocinadores das artes em geral. Buscavam, além do engrandecimento pessoal, vantagens econômicas e culturais.

O Renascimento foi um movimento de grande valor cultural, pois retirou o monopólio da explicação das coisas do mundo da Igreja Católica. Incentivava-se a crítica, o racionalismo e o empirismo (realização de experiências para se comprovar hipóteses científicas). Substituíam a fé pela razão, a Igreja pela ciência.

O Renascimento Cultural representou um abalo nas barreiras ao progresso científico a tal ponto de elas não mais representarem um entrave ao seu crescimento.

Comentários»

1. danieli - junho 10, 2009

O que eu estava procurando não bem isso, mas ganhei uma boa nota do meu professor, ele disse que gostou muito do meu trabalho,tambem gostei.Pois bem nem eu sei o que procurava na verdade so sei com a nota que eu ganhei foi boa, não ganhei dez apesar que eu não me dependo de nota dez nem tudo na vida tem que ser uma boa nota ganhando um 9,8,7 e 6 esta muito bom para mim por que e uma nota boa não esta com vermelho sim com azul, mas muitos dos professores preferem que nos ganhe um dez, diz que vai ser bom para nosso futuro eu não acho pois nem tudo tem que ser do geitop dos professores.Pois bem vou indo ha estou me esquecendo minha nota voi 8 melhor não existe so para os convenientes ou os que querem de mais…

2. amanda - junho 23, 2010

bem eu estava procurando um trabalho pedido pela professora de historia
e arane

3. morena - agosto 1, 2010

amo historia minha professora é muito boa mais muito estressada so qeria dize

4. morena - agosto 1, 2010

historia é facil qanto agente si qe aprende pois historia é um povo qe viveu muito mais muito antes da gente minha media sempre vai la no alto pois entendo oq se trata entendo bem a materia pois nao so uma nerde so uma guria discolada qe todos mi conhecem qe adora historia e nao nega pois gosta de historia nao é vergonha

5. neth - agosto 17, 2010

queria asber mais sobre o resnacimento.

6. Marcos - agosto 19, 2010

Minha nossa também devem cultivar um pouco o Português.

7. thaigo - outubro 21, 2010

e verdade esses assunto emuito bom, tambem tirei uma nota maxima com a pesquisa que fiz

8. guilherme - outubro 28, 2010

Concordo com o Marcos. Não é só pq estamos na internet q devemos esquecer o Português! Parece até q vcs estão falando outra língua!

9. rayane kethelen - outubro 29, 2011

q otimo foi bom ter vin do aqi achei tudo q precisava adorei

10. Vitor - dezembro 25, 2011

Ta mas ainda não entendi o porque do ambiente urbano ser mais propício ao desenvolvimento da arte renascentista…

11. glayce - fevereiro 25, 2012

não era isso que eu tava procurando da proxima vez faz direioto esse texto

12. larissa - setembro 20, 2012

nao tem nada q eu queria

13. Lucas - outubro 4, 2012

Estou no 1° ano e meu professor me passa um trabalho:Fazer um modelo de tcc me deu 5 capitulos e renascimento cultural é um deles,isso ja é de +

14. litieli - outubro 6, 2012

renascimento cultural oque foi,onde teve ,inicio,principais renascentistas suas obras

15. layne cristina - maio 28, 2013

eu adorei tirei 12,5 no trabalho

16. alberto - março 7, 2014

gostei muito, passei de ano só com o trabalho

17. Sara Cruz - março 27, 2014

Otimo texto , adorei …=d bjs … Jesus ama vcs uhuuu!!!😉

18. lidi - fevereiro 9, 2015

Bem legal o texto …. gostei …🙂 😀

19. tainara de cristo - fevereiro 27, 2016

Bom nao era bem isso o q eu q
ueria mas gostei do q li sobre o renascimento


Deixe uma resposta

