jump to navigation

Para professores, física da Fuvest é “exigente”, mas não tinha “pegadinhas” janeiro 7, 2009

Posted by portaldoestudante in Notícias, Provas de vestibular.
Tags: , , ,
trackback

Professores de cursinho que analisaram as questões de física trazidas pela Fuvest nesta terça-feira (7) foram unânimes ao escolher uma palavra para classifiacr a prova: foi um exame “exigente”.

Mas não houve, segundo os especialistas em vestibular ouvidos por UOL Vestibular, “pegadinhas” ou qualquer questão que pudesse “enganar” o vestibulando.
“É uma prova conceitualmente exigente, tem de saber bem o programa de física do ensino médio”, disse Ronaldo Moura de Sá do curso Anglo.

“Estava trabalhosa devido aos cálculos aritméticos, às ‘continhas’, como dizemos”, disse o professor do curso Objetivo, Ricardo Helou Doca.

  • Veja resolução das provas de segunda fase da Fuvest 2009
  • Baixe a prova (arquivo .pdf)
  • No cursinho da Poli, o professor de física Sérgio Luiz Fernandez viu maior grau de dificuldade nos cálculos da prova deste ano que em 2008. “Às vezes a Fuvest dá uma escorregada. Não é necessário fazer tantos cálculos para provar que sabe física”, disse.

    A abordagem de diversos assuntos na prova foi motivo de elogio para os professores. “Foram 40% de questões de mecânica, 30% de eletricidade e outros para 30% termologia, óptica e ondas”, disse o professor do Objetivo. “Esse é o modelo clásico que a Fuvest têm adotado para as provas e é bom, abrangente”.

    Fora de compassoOs professores divergiram quanto à necessidade de usar compasso para responder à questão 6, que pedia que o candidato representasse cristas de ondas.

    “Quem não desenhou com compasso, ficou em desvantagem”, disse o professor do Objetivo, Doca.

    O professor do curso do Anglo discordou. “Ninguém vai levar zero por fazer uma curva um pouco torta”, disse Moura de Sá.

    Por meio de sua assessoria de imprensa, a Fuvest apenas informou que “compasso, regra e esquadros são materiais obrigatórios para a prova, conforme consta no manual do candidato”.

    Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

    Comentários»

    1. matasnativas - fevereiro 9, 2009

    Pessoal,

    como comecei com um blog que trata de temas ambientais (http://matasnativas.wordpress.com), sugiro que vocês façam uma análise das questões/redações sobre meio ambiente que têm caído na Fuvest. Este assunto deve “bombar” daqui para a frente e minha impressão é a de que a molecada continua “por fora” destas questões.

    E parabéns pelo blog, deve dar um trabalhão manter isso aí!

    Monika.


    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: