jump to navigation

Sistema respiratório setembro 16, 2008

Posted by portaldoestudante in Uncategorized.
Tags: , , , , , , , , , , , ,
trackback

 

Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

O sistema respiratório é responsável pelas trocas gasosas. Em animais de pequeno porte, como as células estão próximas uma da outra, as trocas gasosas acontecem por simples difusão. Em animais de grande porte isso não é possível, na medida em que o número de células é bem maior, ficando uma longe da outra, sendo necessário a presença de órgãos capazes de realizar tal função.

  No homem, o sistema respiratório se inicia nas fossas nasais ou boca, por onde o ar entra no corpo. É mais saudável a respiração nasal, pois em nossas fossas há mucos que filtram e aquecem o ar. A partir de então, o ar passa pela faringe, vai para a laringe e chega a traquéia onde há uma bifurcação. Cada brônquio se estende a ramificações: os bronquíolos, que se ramificam mais ainda chegando aos bronquíolos terminais. Esses, por sua vez, possuem uma pequena bolsa, denominada alvéolo pulmonar, que se interliga a vários capilares sanguíneos. É lá que ocorrerão as trocas gasosas.

  O pulmão recebe sangue, rico em gás carbônico, da artéria pulmonar que se ramifica até chegar nos alvéolos. Chegando lá, o gás carbônico presente no sangue se difunde para o alvéolo, deixando moléculas de hemoglobina livres nas hemácias. O ar alveolar é rico em oxigênio e esse se difunde para o sangue, se ligando a moléculas de hemoglobina sendo conduzido pelas veias pulmonares até o coração e, em seguida, para todo o corpo. O ar alveolar passa a ter gás carbônico, que é liberado na expiração.

  A expiração possui grande quantidade de gás carbônico, assim como também apresenta oxigênio. O que explica a eficiência da respiração boca a boca (leva oxigênio aos pulmões).

Hematose – Conceito relacionado a troca gasosa que ocorre nos pulmões.

Durante a inspiração a musculatura respiratória (diafragma e músculos intercostais) se contraem. O diafragma se achata e desce. Os intercostais direcionam as costelas para cima e para frente. O volume da caixa torácica aumenta, diminuindo a pressão interna, que fica menor que a atmosférica. Como consequência, o ar é sugado para os pulmões. Na expiração o diafragma sobe e os intercostais voltam as costelas para a posição original. A caixa torácica tem seu volume diminuído e a pressão aumentada, consequentemente, o ar sai.

  A parte do cérebro responsável pela manutenção da respiração e dos batimentos cardíacos, através de impulsos nervosos, se encontra no sistema nervoso central e se chama Bulbo.

Esse post te ajudou? Então ajude o Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar! (Basta esperar a página se abrir e confirmar o voto)

Anúncios

Comentários»

1. Paula Mendes - julho 1, 2009

estou estudando técnico enfermagem,a principio tenho muita dificuldade em anatomia,e eu acho otimo pesquisar,pela internet….(google)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: