jump to navigation

Sistema Digestório setembro 16, 2008

Posted by portaldoestudante in Sem categoria.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback
Sistema Digestório

Sistema Digestório

A digestão é o processo de transformação de macromoléculas (moléculas grandes) em micromoléculas (pequenas) através de hidólise (quebra) enzimática, tornando possível a absorção de nutrientes pela célula. O tubo digestivo é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O intestino delgado se divide em duodeno, jejuno e íleo. O intestino grosso em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e reto. Alguns órgãos são anexos ao sistema digestório. São eles: glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar. A digestão envolve fenômenos físicos e químicos. Os físicos são: mastigação, deglutição, peristaltismo e ação da bile. Os químicos são aqueles que envolvem ação enzimática. São os processos que ocorrem na boca, no estômago e no intestino delgado.

  A mastigação promove o amolecimento do alimento, enquanto a saliva, produzida pelas glândulas salivares, contém amilase, a enzima responsável pela quebra do amido, transformando-o em maltose. Além disso, a associação entre mastigação e saliva gera a lubrificação e a fragmentação do alimento, facilitando a ação das enzimas. A amilase atua somente em meio onde o PH é neutro sendo, portanto, ineficaz em meios ácidos como o estômago.

  O alimento passa a se chamar bolo alimentar e vai para a faringe, passando imediatamente para o esôfago, onde ocorre a deglutição, um conjunto de movimentos que fazem a traquéia subir e a epiglote tampar a laringe, para que o bolo alimentar não vá para o sistema respiratório. Em seguida, ocorre o peristaltismo, ocasionado pelo contração dos músculos lisos da faringe, levando o alimento para o estômago.

 No estômago inicia-se a ação do suco gástrico, produzido por glândulas do órgão. São liberadas várias enzimas, dentre elas a pepsina, responsável pela quebra de proteína em peptídeos. A amilase é inibida. Ocorre o processo de quimificação, no qual a mistura do suco gástrico com o bolo alimentar forma o quimo, uma pasta ácida. O estômago possui um muco que protege a parede estomacal da ação corrosiva do suco gástrico. O rompimento dessa camada protetora pode gerar gastrite e úlcera.

Os recém-nascidos possuem uma enzima, renina, cuja função é a de coagular o leite e, consequentemente, mantê-lo por mais tempo no estômago, favorecendo a atuação da pepsina. Adultos liberam quantidade insignificante de renina.

Após passar pelo estômago o quimo vai para o duodeno, onde sua passagem para o intestino delgado é regulada por um esfíncter, denominado piloro. Esse esfíncter separa o estômago do intestino. O sistema linfático, responsável, principalmente, pela manutenção dos linfócitos, nossas células de defesa, também atua no duodeno, absorvendo lipídio. Ao entrar no intestino delgado, três secreções atuam sobre o quimo. São elas: suco pancreático, suco entérico e a bile.

O suco pancreático é produzido pelo pâncreas, órgão anexo ao sistema digestório. Atua na transformação de amido em maltose, a partir da amilase, o que evidencia que o intestino delgado apresenta um meio neutro. Produz pepsina e modifica o DNA e RNA do alimento. O suco entérico, produzido pela parede do intestino delgado libera maltase, lactase, sacarase e peptidase, enzimas que quebram maltose, lactose, sacarose e peptídio, respectivamente. A bile, produzida no fígado é enviada a vesícular biliar (órgão anexo), onde fica armazenada para posterior utilização. Não é uma enzima (por isso sua ação é considerada um processo físico) e tem a função de emulsificar gorduras, ou seja, diminuir a tensão superficial do lipídio (gordura) de forma a fragmentá-lo, facilitando, assim, a ação das lipases. Ainda no intestino delgado, ocorre a quilificação, decorrente da mistura do quimo com os sucos pancreático e entérico e a bile. O alimento passa a se chamar quilo.

  Nessa fase o alimento (quilo) já se encontra em pequenas moléculas e ocorre a absorção dos nutrientes pelos capilares sanguíneos presente no intestino delgado, conduzindo-os para o restante do corpo. O resto alimentar, ou seja, aquilo que não foi absorvido se encaminha para o cólon ascendente (intestino grosso), cólon transverso e cólon descendente, onde chega ao reto e, em seguida, ao ânus.

Esse post te ajudou? Então ajude o Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar! (Basta esperar a página se abrir e confirmar o voto).

Anúncios

Comentários»

1. este site - setembro 25, 2008

este site não tem oque eu quero mais é bom

2. renato faria - maio 6, 2009

eu nao gostei nao porke vcs nao explicaram nada
tudo muito misturadu complicado a gente vem aki e para pegar a noticia rapidioe vcs colocam tudo muito bagunçadu complicandu nossa vida a gente tem uym praç muiot pequenop para estudar e vc nao ajuda nois:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

FAZ ALGUMA COISA QUE PRESTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3. Mariana - maio 26, 2009

Eu só queria saber sobre quebras ensimáticas e nem isso disse é tudo muito complicado esse site nao tem nada.

P.S. Coloquem em uma linguagem que agente entenda.

4. ze - junho 8, 2009

essa porcaria ta tudo embolado eu to ficano bolado com esses filho da puta o carinha que fez isso tava triste porque eu comi a mae dele um dia antes,na proxima faz uma coiza direita seu filho da puta

5. joao daniel - junho 8, 2009

esse site e bom porque eu encontrei o q eu querio
site muito bom

6. Mariana - junho 19, 2009

ñ achei nada do q eu queria aki só li blá, blá, blá!

7. mafilda site - julho 8, 2009

esse site é uma coisa muitoooooo idiota…, umna porcaria sem fim…
merdaaaaaaaaa

8. fido dido - julho 8, 2009

eu tambem não gostei dessa porrrrraaaaa……..

9. ana julia - julho 8, 2009

essa porcaria di site ninguem meresse essa porra aki num dá para intender ainda mais q tem q de4senhar u sistema dgestorio fauta di criatividade…..

10. eu mesmo - julho 8, 2009

eu nao gostei dessa poha de merda de site, eu concordo com os carinhas lá de simaaa õ , concordo contigo Fidodido !

essa poha de site õ

11. fidodido - julho 8, 2009

sabee oq rimaa mão

meu pal na tua mão

pagina da web de merrdaaaaaaaaaaaaaa !@2222222222222 (666

12. Banana - julho 15, 2009

essa merda vcs na tem + oq inventa seus merda

13. fidodido - julho 15, 2009

Vai te fude banaanaaa

14. Ramon*-*-*-*-* - julho 15, 2009

banana mais conhecido como chupa pal

15. Banana - julho 15, 2009

sabe oq que rima com rima, ? peguei tu e tua prima ! a tua prima morreu quem te comeu foi eu ! ‘paokspakspa

16. Alisson*-* - julho 15, 2009

essa ja eh velha te cumi n bara velha

17. Banana - julho 15, 2009

chupa…

18. micaelle - novembro 3, 2009

vcs é bom de ciências
muito legal trabalhar nesse site
vcs é de mais!!!!

19. Dezynha - agosto 9, 2010

Muito bon tudo que eu se esta ai

20. Dezynha - agosto 9, 2010

gostei muito desse site vcs sao muito lokos caras BJOs thal

21. bruno - dezembro 11, 2010

e maior paia coloka tudo sobre ciencia não bla bla bla

22. Alana - agosto 21, 2011

meeeeu, a gente vem aqui pra pegaar coisaa simples, caraaaiooooo. não saabe o que é isso???????? SIMPLEEEES. porra!:

merdaa esse site, não recomendooo; ;@@

23. victor - outubro 3, 2011

complikaado,explika de uma forma muito compléxah…
queria alguma coisa mais simples…não achei ahÊEe.

24. Evellyn - novembro 14, 2011

ESTENDI LEGAL (escrevi errado de proposito)

25. thais - dezembro 18, 2012

adooreiiiii to pronta para a prova hje vlw bjusss

26. João Baptista Martins Alencar - outubro 31, 2014

Entendi perfeitamente. Pra quem tem o mínimo de base necessário é altamente explicativo, muito bom

27. Julia Mattos - setembro 15, 2016

Muito bom!! Me ajudou muito!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: