jump to navigation

Veja o que um futuro administrador de empresas deve saber setembro 5, 2008

Posted by portaldoestudante in Notícias.
Tags: , ,
trackback

da Folha Online

O livro “Administrador”, da “Série Profissões”, da Publifolha, é uma excelente fonte de informação para quem está pensando em cursar administração de empresas. Em linguagem clara e direta, reúne dados mais atualizados sobre a carreira e fornece todas as indicações para você fazer a escolha certa na hora do vestibular.

Veja um trecho do livro que reúne algumas informações fundamentais para quem quer seguir a profissão:

Divulgação
Livro mostra o que é ser administrador e as áreas mais promissoras
Livro mostra o que é ser administrador e onde estudar

*

De olho nos cursos complementares e nos estágios

A formação generalista oferecida pelo curso de administração de empresas foi um fator decisivo para a escolha da carreira de Roberta Teixeira da Costa, paulistana nascida em 1968. Depois de dois anos na faculdade de psicologia, Roberta resolveu cursar hotelaria, mas, diante da escassez de cursos na época, início da década de 1990, optou pela administração para ganhar base e depois se especializar no que de fato desejava.

Com uma série de cursos complementares no currículo incluindo um MBA e uma dissertação de mestrado em economia de empresas, Roberta hoje não pensa mais em hotelaria. Até chegou a trabalhar numa rede de hotéis, na área de eventos, por um ano e meio, mas depois foi contratada pela Brahma, entrando como analista de promoções e saindo, dois anos e meio depois, como gerente regional de produto no estado de São Paulo. Antes de iniciar um período sabático dedicado ao mestrado, Roberta ainda trabalhou na Varig, onde chegou a gerente de desenvolvimento de produtos e serviços para aeroportos.

A grande dica que ela oferece a quem quer se aventurar na carreira é “nunca esquecer que gentileza, ética, bom senso e bons relacionamentos serão sempre importantes”. Hoje, Roberta não pensa mais em trabalhar em grandes empresas, mas em abrir seu próprio negócio, no segmento de produtos orgânicos. “Afinal, os administradores também estão aptos a se tornar empreendedores”, diz.

Processo de escolha da profissão
Na verdade, a primeira opção que fiz foi psicologia. Cursei quase dois anos e descobri que não me via atuando nessa área, embora o assunto fosse bastante interessante. Cogitei várias outras carreiras, como direito e rádio e TV, mas quando trabalhei nas férias em um hotel descobri que queria seguir a carreira hoteleira. Na época, os cursos de hotelaria no Brasil eram muito raros e achei que poderia fazer o curso de administração e depois me especializar em hotelaria, uma vez que a formação de administrador de empresas é muito generalista.

Formação acadêmica
Primeiro me formei em administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Fiz vários cursos de especialização e, dez anos depois de formada, uma pós-graduação em marketing. Recentemente conclui um mestrado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, na área de economia de empresas.

Momentos mais importantes no início da carreira profissional
No início da carreira o mais importante são os estágios, o primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho. É através deles que se adquire experiência profissional, se assimilam os conceitos que foram aprendidos na formação acadêmica e se define melhor qual campo de atuação seguir.

Importância dos cursos complementares
Os cursos complementares têm muita importância para a formação do administrador, uma vez que a formação acadêmica é muito generalista. São eles, juntamente com os estágios, que vão moldar o profissional para que possa atuar competentemente em sua área de interesse.

Mercado na época do primeiro emprego
Era mais fácil arrumar um estágio e havia bastante oferta por meio das instituições de ensino e do CIEE. Por outro lado, não existiam tantos programas de trainees, que representam uma ótima oportunidade de formação profissional.

Melhores oportunidades de trabalho
Tudo depende da área de atuação que se escolher. A administração tem três áreas bem distintas marketing, recursos humanos e finanças, cada uma delas com características bem diferentes. O perfil do profissional também pode determinar escolhas, como por exemplo o porte da empresa em que se pretende trabalhar: existem diferenças marcantes em se trabalhar em uma grande multinacional ou em uma pequena empresa familiar. De qualquer forma, como a maioria das empresas está próxima a grandes centros urbanos, a oferta de empregos será maior nas grandes cidades, mas com uma demanda também mais significativa.

Situação atual do mercado de trabalho
O mercado de trabalho é muito competitivo, e o profissional deve buscar iniciar sua carreira cedo. Determinadas empresas só recrutam profissionais jovens, buscando mais dinamismo e disponibilidade. As empresas mais visadas têm um enorme assédio de profissionais, com processos seletivos bastante concorridos.

Lições mais valiosas na trajetória profissional
As lições mais valiosas vieram da experiência nas empresas em que trabalhei. Existe uma diferença grande entre a teoria e a prática. Empenho e bom senso muitas vezes são armas muito mais efetivas que muito do conteúdo teórico que se adquire. Bons chefes são grandes escolas: aqueles que sabem delegar, dividem conhecimento e sabem trabalhar em equipe são os que promovem maior crescimento profissional próprio e dos que estão à volta. Tive a sorte de conviver com pessoas assim, que me ajudaram muito a entender o que é ser um bom profissional.

Mercado hoje
O mercado de trabalho para administradores é muito amplo, uma vez que a formação é muito generalista. Assim, sempre existem oportunidades, mas é claro que, se a economia cresce, as empresas têm maior demanda e recrutam mais profissionais.

Maior satisfação profissional
A maior satisfação profissional que tive foi perceber que na trajetória que fiz me preparei para assumir qualquer desafio que me proponha. Depois de muitos estágios em hotelaria, fui trabalhar em um grande hotel da cidade de São Paulo. Depois passei por um processo seletivo e fui trabalhar na área de eventos de uma grande empresa multinacional, onde consegui realizar muitos projetos de grande porte e galgar muitos degraus profissionais.

O próximo desafio foi trabalhar em uma grande empresa de aviação, na coordenação dos serviços de terra (salas vip, check-in etc). Atualmente, após o meu período sabático, quando realizei um mestrado, me sinto preparada para qualquer novo desafio, inclusive começar o meu próprio negócio afinal, os administradores também podem ser empreendedores.

Conciliação entre carreira e vida pessoal
Principalmente para as mulheres, essa questão é muito delicada. Administrar um lar, eventuais filhos etc. pode ser uma fonte de demanda que não é fácil de combinar com uma carreira cheia de viagens, cargas horárias extensas e uma agenda muito lotada. Bom senso e buscar empresas que valorizem o bem-estar de seus funcionários pode ajudar. Arranjos familiares nos quais as tarefas sejam bem divididas serão fundamentais. De resto, é priorizar o que é mais importante na sua vida e lutar por isso. E vale lembrar que a felicidade deve ser nosso maior propósito.

Conselhos para quem pensa em seguir a profissão
Comece cedo, busque bons programas de trainees, bons cursos extracurriculares e se dedique à carreira. Gentileza, ética, bom senso e bons relacionamentos serão sempre importantes (não necessariamente nessa ordem!). Nunca descarte ter o seu próprio negócio, muitos tiveram bastante sucesso seguindo esse caminho.

“Administrador”
Editora: Publifolha
Páginas: 112
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Anúncios

Comentários»

1. tallita - abril 26, 2012

ADOREI AS DICAS, A FORMA DE COMO OS FATOS E SITUAÇÕES DA VIDA DELA DEIXARAM – A MAIS FORTIFICADO EM SEGUIR EM FRENTE! SEGUIREI OS MESMOS PASSOS, POIS PRETENDO ME FORMAR EM ADM!

2. Natalina chaves - janeiro 18, 2014

Natalina chaves
gostei muito pois estou concluindo minha graduação esse ano!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: