jump to navigation

No encerramento, Pequim passa a bola para Londres agosto 24, 2008

Posted by portaldoestudante in Notícias.
Tags: , ,
trackback

A cerimônia de encerramento da Olimpíada de Pequim, assim como a de abertura, foi marcada por momentos de emoção, sempre ao som de músicas da cultura chinesa e de muitas luzes e fogos. A passagem da bandeira olímpica para Londres e a entrega de uma bola de uma garota chinesa para o craque inglês David Beckham, que a recebeu e chutou para o público em seguida, simbolizaram o encerramento destes Jogos Olímpicos e o anúncio de que os Jogos de Londres, em 2012, estão chegando.

 

A abertura do evento deste sábado foi com uma contagem regressiva com fogos formando os números. O show de fogos prosseguiu logo em seguida, dando um colorido especial ao Ninho de Pássaro, que esteve novamente lotado, recebendo 91 mil expectadores.

 

Tambores celestiais, localizados no alto no estádio, eram tocados por artistas suspensos, anunciando o início das festividades.

 

Em seguida, o gramado do estádio recebeu 60 rodas iluminadas, numa referência ao costume chinês de andar de bicicletas. Logo depois, ocorreu a entrada das bandeiras dos países participantes e, na seqüência, os atletas fizeram uma verdadeira invasão estádio, num clima de confraternização e descontração.

 

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Liu Qi, discursou e valorizou a qualidade da competição e o trabalho da imprensa, que colaborou para a divulgação do ‘sucesso’ dos Jogos, e fez questão de destacar ainda que esta Olimpíada se transformou numa grande celebração de paz e união entre os povos.

 

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, afirmou que foram 16 dias gloriosos e que, graças a estes Jogos, todos aprenderam mais sobre a China e a China aprendeu mais sobre o mundo, novas estrelas nasceram, estrelas já consagradas mostraram suas habilidades. “Vamos nos lembrar por muito tempo das conquistas que presenciamos aqui”, disse, antes de completar: “Esses Jogos foram realmente excepcionais”.

 

Na seqüência, o prefeito de Pequim passou a bandeira dos Jogos ao presidente do COB, Jacques Rogge, que fez a entrega ao prefeito de Londres, Boris Johnson. O símbolo da Olimpíada de Londres foi apresentado no estádio, deixando claro que a capital do esporte mundial já está mudando de endereço. Um ônibus de dois andares, marca registrada de Londres, entrou no estádio Ninho de Pássaro trazendo em seu interior o craque David Beckham, que recebeu uma bola de uma garota chinesa e deu um chute para o público. A presença do famoso guitarrista inglês Jimmy Page foi uma das atrações neste instante.

 

No momento mais marcante da cerimônia, artistas simbolizavam três atletas que estavam se despedindo de Pequim e, na hora do embarque, se voltaram e começaram a recordar os grandes acontecimentos da competição, que eram exibidos no telão do estádio. Ao final das imagens, a chama olímpica se apagou. Em seguida, no centro do estádio, ergueu-se a ‘Torre da Memória’ lotada de dançarinos, que se uniram e formaram várias flores ao longo dela. Fitas vermelhas foram levadas para o alto da torre e soltas em seguida, dando um cor avermelhada para o monumento erguido.

 

Logo depois, mais um show de fogos, simbolizando a dança da chama olímpica, e música pop, numa mensagem de amor a Pequim: ‘I love Beijing’. Ainda no clima musical, o tenor espanhol Plácido Domingo exibiu sua voz ao lado de uma cantora chinesa. Fechando as comemorações, uma festa unindo atletas, torcedores e dirigentes no Ninho do Pássaro. Terminavam ali os Jogos Olímpicos de Pequim de forma oficial

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: