jump to navigation

Taj Mahal julho 14, 2008

Posted by portaldoestudante in História.
Tags: , ,
trackback

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a magnífica construção revestida de mármorebranco e pedras semipreciosas recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

Sitiado na cidade indiana de Agra – a cerca de 200km de Nova Délhi -, o Taj Mahal é provavelmente o mais belo monumento da arquitetura islâmica em todo o mundo. A edificação, que parece um suntuoso castelo, é na verdade um mausoléu, erguido no século XVII pelo imperador Shah Jahan, em memória de sua amada esposa Mumtaz Mahal (“a jóia do palácio”), que faleceu após dar à luz seu 14° filho. A obra foi planejada por arquitetos da Ásia Central, Pérsia e Índia, que utilizaram uma enorme quantidade de mármore, ouro e pedras semipreciosas.

null

Para construir o fabuloso edifício – com 580m de comprimento e 304m de largura -, foram necessários mais de 20 mil trabalhadores, além de elefantes, usados no tranporte do material. Problemas modernos. Segundo estudos recentes, o Taj Mahal está ficando amarelo por causa da poluição. Há alguns anos, é proibido o tráfego de veículosao redor do monumento, além da instalação de indústrias em um raio de 14km. Em 2007, o governo indiano anunciou que investiria mais de US$ 19 milhões para proteger os tesouros arqueológicos dessa civilização milenar

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: