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iPhone de graça junho 16, 2008

Posted by portaldoestudante in Notícias.
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Por dentro da inovadora estratégia de Steve Jobs para conquistar o mundo da internet móvel

Na manhã da segunda-feira passada, quando subiu ao palco de um auditório em São Francisco para apresentar a nova versão do cruzamento entre celular e computador que se tornou uma febre no planeta, o célebre iPhone, Steve Jobs vestia a mesma calça Levi’s desbotada e a mesma malha preta de gola rulê que se tornaram sua assinatura. Os óculos de aro redondo, ao estilo de John Lennon, eram os mesmos de sempre, assim como a clássica barba por fazer. Diante dele, uma multidão de fãs aguardava ansiosa para conhecer em primeira mão os novos recursos do mais cobiçado e copiado dos celulares, produto daquela que é hoje talvez a mais admirada, antenada e inovadora empresa de tecnologia do planeta. (Alguém aí disse Google? Estamos, é claro, falando na Apple, empresa fundada e comandada por Jobs.)

Aos 53 anos, Jobs – um vegetariano convicto – parecia mais magro que o normal, a ponto de muitos especularem se ele não estaria doente. Jobs extraiu em 2004 um raro tipo de câncer do pâncreas e, de lá para cá, parecia curado. (Segundo a porta-voz da Apple, Katie Cotton, Jobs tem “uma bactéria comum”, está se tratando com antibióticos e melhora a cada dia.) Em vez do tradicional show de palco que costuma protagonizar, Jobs falou o mínimo necessário nas duas horas do evento. Deixou para outros a tarefa de mostrar novos programas e serviços. Só no final, ele tomou a palavra. “Este é o telefone que mudou para sempre todos os outros telefones”, disse. 

A principal inovação do iPhone foi a forma como ele popularizou o uso da internet no celular. Ele é intuitivo e fácil de usar. A tela sensível ao toque e a forma como as páginas podem ser vistas na horizontal ou na vertical trazem conforto para quem nunca teve contato com a internet móvel. A nova versão traz acesso à internet com o triplo da velocidade, por meio da tecnologia conhecida como 3G. Também oferece localização geográfica em qualquer ponto do planeta (GPS) e um maior tempo de uso da bateria. “Todos querem um iPhone. Mas precisamos torná-lo mais acessível”, disse Jobs. Tornar o iPhone mais acessível é exatamente o que a Apple tenta fazer com o novo lançamento. Hoje, o aparelho é vendido em seis países oficialmente. Em 11 de julho, começará a ser oferecido em 22. Até o fim do ano, serão 70, ou 80% do mercado mundial de celulares. No Brasil, duas operadoras anunciaram que venderão o iPhone: Claro e Vivo. Nenhuma informou a data de lançamento. “Nosso desejo é fazer isso antes do Natal”, diz o diretor de marketing da Claro, Erik Fernandes.

A principal novidade da Apple para tornar o iPhone mais acessível foi reduzir seu preço. Nos Estados Unidos, o modelo mais barato cairá de US$ 500 para US$ 200. Eis o que disse em entrevista exclusiva a ÉPOCA Steve Wozniak, ou simplesmente Woz, o inventor, co-fundador da Apple e amigo de Jobs desde 1971: “A queda de preço torna o iPhone mais competitivo. Estamos subsidiando o produto. A tendência é que, eventualmente, ele seja gratuito” (clique aqui e leia a entrevista). Pensar num aparelho gratuito não é exatamente uma surpresa para muitos clientes de operadoras brasileiras, acostumados a receber celulares novos de graça em troca da permanência por mais tempo como assinantes dos serviços. Mas a Apple adotara um modelo diferente para seu iPhone. Ela se recusou a receber o tradicional subsídio que as operadoras pagam aos fabricantes de celular quando querem oferecer aparelhos a preços mais baixos aos clientes. Em vez disso, a Apple só aceitava fechar contratos com as operadoras que repassassem até 30% da conta telefônica paga pelos assinantes. Na hora da compra, todos os assinantes acabavam tendo de arcar com o preço integral do iPhone. Agora, a Apple passará a adotar o mesmo modelo das demais fabricantes. “Em vez de ganhar mais no ato da venda, optamos por um modelo mais tradicional”, disse Jobs. “Isso permite expandir as vendas pelo mundo.

Continue lendo a reportagem no site da Época – Clique aqui

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