jump to navigation

O que Obama significa para nós. Todos nós. junho 8, 2008

Posted by portaldoestudante in Notícias.
Tags: , , , , , ,
trackback
Ele é o novo – na cor, na origem, nas idéias – e venceu o primeiro embate. Agora pode se tornar presidente dos EUA. O que muda com ele?
 

O gesto tinha o frescor da intimidade, ainda que executado diante de 17 mil pessoas. Michelle Obama e seu marido caminharam de mãos dadas até o centro do palco montado no ginásio do Minnesota Wild, na cidade de Saint Paul, e ali, antes de se separarem, tocaram de leve os punhos cerrados, olhando nos olhos um do outro. A mensagem, simples e universal, era clara: eles são jovens, eles são legais e, sobretudo, eles são negros. O cumprimento que nasceu nos guetos americanos e ganhou as ruas do planeta por meio do cinema e da televisão chegou, com Barack Hussein Obama, ao centro da política global. Minutos antes de subir ao palco, o senador por Illinois havia sido informado de que vencera as primárias do Partido Democrata no Estado de Minnesota. Alcançara, com isso, o número mágico de 2.118 delegados que lhe dava o direito de disputar a eleição presidencial americana com o senador John McCain, do Partido Republicano. O país racista que havia produzido Martin Luther King e o matou, o país racista que havia produzido Malcom X e o matou, esse mesmo país, os Estados Unidos da América, consagrava agora, na noite da terça-feira 3 de junho de 2008, um político negro que pode tornar-se presidente da nação mais poderosa do mundo.

Sob os olhos do planeta, Obama postou-se ao microfone do ginásio e fez o que tinha feito nos últimos cinco meses de campanha: eletrizou a audiência com uma retórica inflamada de patriotismo e esperança. “América, este é o nosso momento, este é o nosso tempo”, disse ele. “Esta é a hora de nos juntarmos para reconstruir a nação”. Ao longo do discurso, ele repetiria a palavra mudança 16 vezes.

Antes de mudar, porém, é preciso vencer – e Obama tem pela frente cinco longos meses de campanha até a eleição de 4 de novembro.

Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

 

Comentários»

1. Tim - junho 11, 2008

Barack Obama = Negro, novo… Sinônimo de mudança e esperança ?!

Confesso que estou bastante curioso para vê-lo governar, mas ao mesmo tempo estou receioso, porque em tudo, exatamente em tudo, Barack Obama me lembra o nosso ilustre
ex-presidente “inesquecível” Fernando Collor de Melo !! huahuahuahuahua. É esperar para ver. . .

2. Tim - junho 11, 2008

E viva a pena de morte no brasil!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: