jump to navigation

Inscrições para Enem 2008 estão abertas maio 13, 2008

Posted by portaldoestudante in Notícias.
Tags: , , , , , ,
trackback

Estão abertas (desde 5 de maio) as inscrições para participar da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Este prazo termina no dia 30 de maio e todas as escolas que participaram do Censo Escolar de 2007 receberão fichas de inscrição que deverão ser retiradas pelos alunos, preenchidas e depois entregues nas agências dos Correios.

Para os estudantes da rede pública, a participação no Enem é gratuita, mas os estudantes da rede privada devem efetuar o pagamento da taxa de R$35 nas agências bancárias antes de entregar a ficha de inscrição nos Correios.

Para quem já terminou o ensino médio, as fichas de inscrição deverão ser retiradas nos Correios, a taxa deverá ser paga (mesmo tendo estudado em escola pública) e depois devolvida preenchida em qualquer agência dos Correios. Só estarão isentos da taxa de inscrição os egressos de escola pública ou privada que se declararem carentes.

Pela internet

Para se inscrever pela internet, basta acessar o site do Inep (www.enem.inep.gov.br/inscricao/), preencher a ficha e imprimir o comprovante. Nesta modalidade de inscrição não será possível solicitar a isenção da taxa, pois o site emite o boleto automaticamente.

O inscrito receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esta data, o estudante é orientado a procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

Prova

A prova – composta de 63 questões de múltipla escolha e uma redação – será aplicada no dia 31 de agosto (domingo, às 13h) em 1.400 municípios brasileiros. Os alunos terão cinco horas para resolver o exame.

Necessidades Especiais

Aqueles que necessitarem de atendimento especial para realizar a prova deverão informar na ficha de inscrição a condição em que se encontram para poderem ter o mesmo atendimento dos demais. Para a realização da prova em unidades prisionais ou hospitalares, é preciso que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados.

Veja também:
Entenda melhor sobre o Enem, o Prouni e a relação entre eles.
Download de provas e gabaritos de edições anteriores do Enem.

Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

Comentários»

1. francilene - maio 20, 2008

ola!!!
gostaria de saber se posso fazer o provado enem.
Mas estudei em escola parcular todo o ensino medio.

2. portaldoestudante - maio 22, 2008

Francilene, qualquer um pode participar do ENEM, desde que tenha terminado o Ensino Médio ou esteja no 3° ano.

3. Michele - maio 28, 2008

Não tenho condições financeiras para pagar a taxa de inscrição do Enem, como faço para inscrever-me?

Termenei o ensino medio ano passado e tenho 17.

4. portaldoestudante - maio 29, 2008

Michele, egressos, ou seja, os participantes que terminaram o Ensino Médio em anos anteriores e que não tiverem condições de pagar a taxa de inscrição, desde que preencham e assinem a declaração de carência impressa no verso da ficha de inscrição disponível nos Correios e na Escola têm direito à isenção da taxa.

5. jocilene morais da silva - junho 2, 2008

escrivi minha amiga para o enem 2008 pela internet, mas ela não pode pagar a taxa de inscrição. e agora o que eu faço?

6. portaldoestudante - junho 2, 2008

Jocilene, o prazo para inscrição já foi encerrado. Não sei se poderá mais pedir isenção. Eu te aconselho a ir até uma Agência do Correio e pedir informações.

7. leticia - junho 12, 2008

como desfazer minha inscrição no enem[internet]

8. portaldoestudante - junho 13, 2008

Letícia, para desfazer a inscrição você deve entrar em contato, pelo site do ENEM. Mas, a taxa de inscrição não será devolvida.

9. CAROL - junho 17, 2008

No pagamento do enem estava escrito que era para pagar até o dia 15/06 e meu pai esqueçeu de pagar.
e agora? tem como pagar com multa seila?

10. portaldoestudante - junho 18, 2008

Carol, você deve entrar em contato pelo site do ENEM, informando a sua situação. Entre em contato o mais rápido possível em http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2008/acompanhamento/loginAcompanhamento.seam?cid=8493

11. Mayara - junho 28, 2008

BOM DIA,MEU NOME É MAYARA…
EU CONCLUI O ENSINO MÉDIO EM REDE PÚBLICA EM 2007,PORÉM AO FAZER A INSCRIÇÃO DE 2008 PELA INTERNET,ME ENVIARAM UMA TAXA DE INSCRIÇÃO…..QUERO SABER SE EU IREI TER QUE PAGAR ESSA TAXA MESMO TENDO ESTUDADO EM ESCOLA PÚBLICA!!!!

12. alex - julho 9, 2008

quero sabe como faço pra me escrever no enem pela internet,com isençao de taxa

13. Portal do Estudante - julho 9, 2008

Alex, o período de isenção da taxa de inscrição já terminou.
Para se inscrever(sem isenção) basta entrar no site http://www.enem.inep.gov.br/inscricao/

14. Bianca - julho 10, 2008

EU CONCLUI O ENSINO MÉDIO EM REDE PÚBLICA EM 2007,PORÉM AO FAZER A INSCRIÇÃO DE 2008 PELA INTERNET,ME ENVIARAM UMA TAXA DE INSCRIÇÃO…..QUERO SABER SE EU IREI TER QUE PAGAR ESSA TAXA MESMO TENDO ESTUDADO EM ESCOLA PÚBLICA!!!!
Como faço para pegar a isenção da taxa de inscrição??

Aguardo o e-mail.

15. Samira Athie - julho 11, 2008

Boa noite!
Fiz a pré-inscrição no site do ENEM e em seguida o boleto foi emitido. Paguei os 35 reais através de Internet Banking no dia 8 e estou com o comprovante, mas ainda não foi confirmado o pagamento no site do ENEM. No boleto está escrito que não deve ser realizada transferência entre contas, mas no caso foi um pagamento de boleto e não transferência on line… Vcs sabem se está errado o que fiz?

16. ANA MARIA VIANA DANTAS - julho 14, 2008

FIZ A INSCRICAO PELA INTERNETE E NAO ARRUMEI DINHEIRO PARA PAGAR ATRAS DA FOLHA DE INSCRICAO NAO VEIO A FOLHA DE CARENCIA ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA O QUE FACO

17. Eduardo dos passos marim - julho 14, 2008

eu gostaria de saber até quando vai a inscriçao para o enen ???
Obrigado aguardo respostas o mais urgente possivel

18. Alessandra Fernandes da Silva - julho 19, 2008

Já me inscrevi no enem,mais gostaria de saber até que dia poderei efetuar pagamento,pois no boleto está dia14/07;no entanto como as inscrições foram reabertas goataria de saber seoprazo de pagamento foi prorrogado também.Posso efetuar o pagamento ainda ou minhaincrição será inválidada?

19. Débora - julho 22, 2008

Olá…. Perdi meu boleto juntamente com o nº da minha inscrição, vc poderia me informar como faço para emitir novamente esse nº? Preciso disso com urgencia.
Desde já agradeço…

20. Bruna - agosto 11, 2008

Olá,,,
Gostaria de saber se há chance de me inscrever para a prova do enem? por favor me ajudem!
obrigado…

21. Breno Dantas - junho 17, 2009

Eu posso efetuar o pagamento da taxa apenas no Banco do Brasil ou há algum outro banco?

22. MARE - junho 18, 2009

Oi fiz a pré incrição de uma amiga para enem 2009 ,só que veio a taxa de pagamento o que faço para cancelar a incrição,pois ela estudou o tempo todo em escola pública e agora o que devo fazer me ajude por favor.Obrigada Mare

23. simone - junho 19, 2009

Gostaria de saber o site onde faço a inscriçao oline para o enem 2009?
e ate que data vam as inscricoes nos coreios?

24. lorrayne - junho 22, 2009

fiz minha inscrição do enem hoje mas obteve um erro meu, coloquei como se não estivesse estudando mais só q estou cursando o 3° ano do ensino medio é veio a taxa de incrição para pagar como faço para cancela esse em forma de pagamento e me inscrever novamente sem ter q pagar nada por que rstudo em escola publica?

25. Dalberg Caik - julho 21, 2009

queria saber os assuntos que irão cair na prova!!tem como??


Deixe uma resposta

