jump to navigation

A encruzilhada de Dalai-Lama – Tibete abril 12, 2008

Posted by portaldoestudante in Notícias.
Tags: , , , , , , ,
trackback

Surpreendido pela radicalização dos protestos contra a China às vésperas das Olimpíadas de Pequim, o líder tibetano perde o controle sobre seus seguidores e começa a preparar sua sucessão

Uma espada ritual foi entregue em suas mãos em sinal de reverência pelos indianos duas semanas atrás, diante do monumento em memória do líder pacifista Mahatma Gandhi. Foi a primeira vez em sua vida que Tenzin Gyatso, a 14ª encarnação do Dalai-Lama para os milhões de budistas tibetanos, teve uma espada nas mãos. Naquele sábado, 29 de março, um culto ecumênico lembrava as vítimas tibetanas em Lhasa, ocupada pelos tanques do Exército chinês no fim de março de 1959. O 14º Dalai-Lama parecia sem força para erguer a espada. Pediu que todos os líderes religiosos presentes a segurassem com ele. Um dos maiores líderes pacifistas do mundo temia transmitir uma mensagem contraditória com o que ele vem repetindo como um mantra: a não-violência como método de resistência à ocupação chinesa do Tibete. O caminho do meio, o equilíbrio entre as paixões, pregado por Buda. Mas, depois de 49 anos, muitos tibetanos estão cansados de esperar pelos resultados do pacifismo do Dalai. Apelam para métodos mais normais de protesto, que incluem até confronto violento.

Sua estratégia do “caminho do meio” parece, hoje, tão frágil quanto a tocha olímpica, que, a caminho de Pequim, vem sendo perseguida por manifestações pró-Tibete. Por causa disso, o Dalai-Lama está menos sorridente, menos brincalhão do que costuma ser.

OBS: Artigo retirado do site http://www.epoca.com.br

Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: