jump to navigation

Como estudar março 9, 2008

Posted by portaldoestudante in Sem categoria.
Tags: , ,
trackback

Como estudar (Geral)

 Aproveite mais seu tempo
Primeiramente perguntamos… Como o tempo passou rápido…?!
O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo…

“Separe tempo para trabalhar – é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar – é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se – é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler – é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade – é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar – é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado – é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta – o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir – é a música da alma.
Separe tempo para Deus – é o único investimento duradouro na vida”.

Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você utiliza o tempo na escola, nos trabalhos e nos finais de semana. E depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.

 Para tornar suas atividades mais eficientes
* Limpe sua mesa, e deixe sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. O excesso de cadernos, papeis, livros ou pastas aguardando suas providências, provocam distração e desânimo, além de dificultarem a localização daquilo que é necessário para a conclusão da atividade.
* Faça uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, gera erros e atrapalhações, ocasionando perda de tempo e prejuízos.
*
Escolha um lugar para guardar os materiais que vai utilizar em seus estudos, mantendo sempre organizado. E use-os na medida da necessidade e em seguida recoloque-os no lugar devido.
* Não deixe para depois o que você puder fazer na hora. Execute ao menos o primeiro passo, o mais rápido possível.
* Tenha sempre à mão uma relação de tarefas. Registre em uma agenda, caderno ou pasta com folhas soltas. Na medida que surgirem tarefas, determine um prazo máximo para o cumprimento de cada uma, contando com os possíveis imprevistos.
* Toda papelada que já foi usada, e que você sabe que não terá mais utilidade, jogue no lixo. O acúmulo de lixo só atrapalha.

   

 Interrupções
* Telefonemas interrompem sua concentração e quebram seu ritmo de estudo. Quanto mais constantes elas forem, mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos e pessoas que não tem ocupação, acabam atrapalhando seu horário de estudo e perdendo tempo.
* Procure observar quem o interrompe e quais os objetivos, na maioria das vezes é sempre a mesma pessoa.
* Se possível, estude em lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente. E tire, por exemplo, cadeiras confortáveis das proximidades de sua mesa, para que você não seja incomodado por alguém.
* Deixe claro que você está atarefado. Continue com a caneta em posição de escrever, a máquina ligada ou o papel na mão, mostrando que você deseja continuar sua tarefa. Diga que você tem pouco tempo disponível e seja bem objetivo.
* E não deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo. Assim que a pessoa for embora, reinicie seus estudos.
* Seja flexível e criativo, lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações.

 Vestibular
O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado pelo sol, arejado e confortável. Deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso/tamanho. O ambiente de estudo deve ser simples mas bem organizado. Dê preferência a sua casa, a fim de não perder tempo andando pelo trânsito…
Evite estudar numa sala que tenha telefone, TV ou um aparelho de som. Tenha sempre à mão muitos lápis n.º 2 (ou lapiseiras), borrachas macias, apontadores, canetas, grampeador, régua milimetrada, esquadros, compasso, papeis para rascunho e uma estante com os livros para o vestibular.
Acostume-se a usar sempre os mesmos lápis e canetas que você levará no dia da prova, para se familiarizar com o material e ajudar a diminuir o nervosismo na hora do exame. 
Quando estiver na sala do exame, imagine-se no seu ambiente de estudo e esqueça dos outros vestibulandos ao redor. Saiba que você é o seu próprio fator limitante no vestibular e a concorrência não importa, pois eles provavelmente estarão suando frio durante a prova.
Para se obter sucesso no auto-estudo é preciso planejar seu horário, priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco e estabelecendo um horário para cada uma dessas matérias. Dedique o resto do dia ao estudo das matérias menos prioritárias. Estude seis horas por dia, sete dias por semana e estude o máximo que puder, numa boa e com tranqüilidade. Será cansativo, mas será um grande investimento para o seu futuro e é melhor investir nosso tempo dessa maneira… Boa sorte! ;o)

 Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

Anúncios

Comentários»

1. Fabiao - março 7, 2010

do caralho sua resposta

2. ande - agosto 16, 2010

ola burro

3. Egm brasil.com.br - maio 16, 2014

Hi there friends, its enormous article on the topic
of teachingand entirely defined, keep it up all the time.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: