jump to navigation

Vírus março 6, 2008

Posted by portaldoestudante in Sem categoria.
Tags: , , , ,
trackback

Os vírus são seres extremamente pequenos e simples, capazes de afetar um organismo de tal forma que o leve a morte. São compostos por DNA ou RNA (nunca os dois juntos) e uma cápsula protéica protetora. Por não possuírem hialoplasma e ribossomos, não possuem metabolismo próprio e, por isso, são parasitas intracelulares obrigatórios. São mutáveis e, sendo assim, não há remédio capaz de detê-los. Vale ressaltar que antibióticos são contra bactérias e vacina é uma forma de prevenção contra vírus, ou seja, não é uma forma de cura. Quando uma pessoa é infectada por uma doença viral, espera-se que o próprio corpo, por meio de anticorpos, desabilite o vírus. Existem os vírus bacteriófagos, que afetam bactérias e os retrovírus , que são aqueles que transformam RNA, juntamente com a enzima Transcriptase reversa, em DNA, enquanto o normal é sintetizar RNA através do DNA. 

Só por curiosidade, pandemia é quando uma doença se alastra por todo o planeta, causando grande destruição. Epidemia é o surto de uma doença que logo em seguida desaparece.

Vírus bacteriófago: Afetam bactérias. Há um tropismo (atração) entre vírus e bactéria a ser afetada. Após encontrar a “célula-vítima” o vírus injeta o seu DNA, que, em seguida, irá se incorporá ao material genético da bactéria, passando, assim, a controlar a célula afetada. Após obter o controle, pode acontecer o ciclo lisogênico ou o lítico. No primeiro, a bactéria se divide por mitose, gerando duas células-filhas, sendo que todas elas estarão afetadas pelo vírus. A seguir, o vírus se recompõe (ganha outra cápsula protéica, que tinha perdido ao entrar na célula) e quebra a bactéria, matando-a e se propagando para o meio. Na segunda, não há divisão mitótica, o vírus se recompõe e destrói a célula, se propagando para o meio. Os bacteriófagos são utilizados na cura de infecções causadas por bactérias. Por não se saber muita coisa sobre como age o vírus, ele é utilizado somente para infecções cutâneas.

Pneumonia Asiática: Também chamada de SARS (do inglês, Síndrome Respiratória Aguda Grave) a pneumonia asiática é uma doença virótica que possui os mesmos sintomas da gripe. O contágio se dá por contato direto com secreções respiratórias do paciente. Não há vacina. A única forma de prevenção é evitar o contato com infectados e, caso haja uma epidemia da doença, andar com máscaras protetoras. O tratamento não é muito eficaz, já que os remédios funcionam com certas pessoas e com outras não.

Doenças viróticas conhecidas:

Varíola: o contágio se dá pelo contato direto ou indireto com secreções naso-orais (nariz e boca) do paciente. A profilaxia (prevenção) seria tomar a vacina e evitar contato com infectados. Os sintomas são erupções cutâneas. Pode ser letal.

Poliomielite (paralisia infantil): O contágio acontece por contaminação fecal de água e alimentos. A profilaxia seria a vacina sabin, higienizar corretamente os alimentos e morar em um local que se tenha saneamento básico. Os sintomas são febre e dor de garganta. Deixa sequela, que é o atrofiamento dos músculos, fazendo com que a pessoa tenha paralisia.

Sarampo: O contágio se dá idem à varíola. A profilaxia é tomar a vacina e evitar contato. Os sintomas são febre, dor nos olhos e manchas na pele.

Rubéola: O contágio se dá pelo ar e pelo contato direto ou indireto com secreções naso-orais. A profilaxia seria a vacina, evitar contato e ambientes fechados. Os sintomas são manchas na pele e febre.

Caxumba: Contágio pelo contato com secreções naso-orais do paciente. A profilaxia seria evitar contato. Os sintomas são febre e um caroço no pescoço, pois afeta comumente as glândulas salivares parótidas.

Catapora: O contágio se dá pelo contato com secreções naso-orais do paciente. A profilaxia seria evitar contato. Os sintomas são erupções na pele e febre. A catapora é considerada uma doença benigna, ou seja, não mata nem deixa sequela. Entretanto, ao criar erupções abre-se “portas” para entrada de doenças oportunistas.

Febre amarela: O contágio se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. A prevenção seria acabar com as possibilidades de reprodução do mosquito. Não deixar água parada é uma opção. Os sintomas são febre e icterícia (cor amarela). Um humano com febre amarela não passa para outro humano.

Dengue: Contágio idem a febre amarela. Prevenção também idem à febre amarela. Os sintomas são dor de cabeça, febre, dor no corpo.

Hepatite B: É a infecção no fígado. O contágio se dá pela contaminação fecal de alimentos, relação sexual e transfusão de sangue. A profilaxia seria higienizar corretamente os alimentos, usar preservativo e se vacinar. Os sintomas são icterícia, náusea, vômito e enjôo.

Hidrofobia (raiva): Causado pelo contato com saliva de cães contaminados. Profilaxia seria vacinar os cães e matar os contaminados. Para o homem existe um soro que cura. Os sintomas são raiva, degeneração.

Vote no Portal do Estudante no Top30. Clique aqui para votar!

Anúncios

Comentários»

1. bethinha - novembro 2, 2008

gente amei esse site..encontramos muitas coisas…
bjoO♥♥

2. lorrayne - junho 30, 2009

adorei o site é muito melhor q outros bjkss

amo vcs =)

3. Déborah Ribeiro - março 3, 2010

. O site é bem organizado, e nele é possivel encontrar informações seguras sobre os temas abordados na escola.
Gostei Muito .
Beijos.*

4. Deusuilson e Christiano - março 25, 2010

é bom
fooi boom

5. gustavo - abril 25, 2011

obrigado pela ajuda
eu tenho certeze que tirarei uma boa nota

6. gustavo - abril 25, 2011

obrigado pela ajuda
eu tenho certeze que tirarei uma boa nota no colegio
xau

7. silvio - abril 19, 2012

muito bom

8. lorranny oliveira - novembro 3, 2012

MUITO BOM….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: