jump to navigation

Classificação dos seres e Nomenclatura março 6, 2008

Posted by portaldoestudante in Sem categoria.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

O sistema de nomenclatura tem como função facilitar o estudo e fazer com que qualquer cientista, de qualquer parte do mundo, reconheça a espécie de que se trata. O sistema atual de nomenclatura é o binomial, onde o primeiro nome indica o gênero e o segundo o epíteto específico. Os dois juntos dão nome a uma espécie. Exemplo: Homo sapiens. Homo = Gênero. sapiens =  Epíteto específico. Homo sapiens = Espécie.

O primeiro nome deve começar com letra maiúscula e estar sublinhado ou em itálico ou em negrito. O segundo nome tem que começar com letra minúscula e também deve estar sublinhado ou em itálico ou em negrito. Quando há um terceiro nome, esse indica a subespécie (popularmente chamada de raça) e tem que começar com letra minúscula. Pode ter também o subgênero, que deve estar entre parênteses e começar com letra maiúscula. Tudo deve estar sublinhado ou em itálico ou em negrito. Exemplo: Anopliles (Nychominches) darlingi darlingi.

Todo nome científico que utilizar-se da nomenclatura deve estar escrito em latim. Isso se deve ao fato do latim ser uma língua “morta”, que não sofre modificações. Além disso, ela originou inúmeras outras línguas e é conhecida mundialmente.

Atualmente, para organizar melhor a biodiversidade do planeta, a flora e a fauna mundial é dividida em categorias taxonômicas. São elas:

Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie.

Existem cinco reinos:

Monera: Composto por seres procariontes (suas células não têm carioteca, que é uma espécie de membrana que envolve o núcleo da célula) unicelulares. Exemplo: Bactérias e Cianobactérias

Protista: Seres eucariontes (têm carioteca), uni e pluricelulares, heterótrofos (não produzem seu próprio alimento) e autótrofos (produzem seu próprio alimento). Não têm tecidos organizados. Exemplo: Algas e Protozoários

Fungi: Seres eucariontes, heterótrofos aclorofilados, uni e pluricelulares, não têm tecidos organizados. Se alimentam pela absorção de matéria orgânica. Exemplo: Cogumelo e orelha-de-pau.

Plantae: Seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos (produzem seu próprio alimento através da fotossíntese), tecidos organizados. Exemplo: Briófitas e Pteridófitas.

Animalia: Seres eucariontes, pluricelulares, heterótrofos, com tecidos organizados. Exemplo: Artrópodes e Cordados.

Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

Anúncios

Comentários»

1. Victoria Emanwelle Toffany Barreto Pessoa - dezembro 15, 2008

Poxa,,, podia colocar mais imagens aqui é o portal dos estudantes,os estudantes vem aqui para pedir ajuda nos trabalhos agora axo que no TOP 30 eu votei errado poque votei em vc’s e no lugar de ter votado em vc’s eu poderia ter votado em outro site,aliás mais imagens e mais conteudo isso aqui é um site ou um lugar onde niguem visita.Háa havia me esquecido quem quer saber sobre testes vocacionais que vá em um CONSERVATORIO


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: