jump to navigation

ILUMINISMO março 1, 2008

Posted by portaldoestudante in História.
Tags: ,
trackback
Diante do desenvolvimento e crescimento tanto da classe burguesa quanto do capitalismo na Europa, o absolutismo (forma de governo vigente durante o antigo regime, no qual se tem um monarca autoritário e o mercantilismo como política de economia) passou a constituir um entrave ao desenvolvimento burguês, principalmente devido ao mercantilismo, onde se tem o pacto colonial (ou exclusivo colonial), a intervenção do Estado na economia e até mesmo, remanescente do feudalismo, a escravidão. Todos esses fatores são extremamente prejudiciais ao capitalismo.
A partir desse descontentamento com a forma de governo vigente, começaram a se destacar filósofos e intelectuais contestadores do absolutismo. Os mais notáveis foram:
John Locke: Defendia os “Direitos Naturais” do homem. Tais direitos são a vida, a liberdade e a propriedade privada. Ele dizia que para protegê-los o homem saiu do seu “Estado de Natureza” (forma mais primitiva da vida humana) e estabeleceu um contrato entre si, criando assim, o governo e a sociedade civil. Caberia ao governante dar à sociedade a vida, a liberdade e propriedade privada e, caso não o fizesse, a população teria o Direito de Rebelião. Com essa idéia demolia-se o caráter intocável do Estado. Para Locke, não caberia ao governo o direito de destruir, empobrecer ou escravizar alguém. Além disso, negava o autoritarismo e o Direito Divino dos reis (crença num rei enviado por Deus e, por isso, contestar o rei seria o mesmo que contestar a Deus).
Barão de Montesquieu: Título nobiliárquico concedido a Carlos Secondad. Montesquieu sistematizou a divisão de poderes (executivo, legislativo e judiciário que , atualmente, administra o país, cria leis e executa essas leis, respectivamente). Para ele o governo não deveria interferir nos planos da religiosidade, mas dar aos cidadãos o direito à liberdade. Em suas próprias palavras: “(…) tudo estaria perdido caso o mesmo homem exercesse os três poderes”.
Voltaire: Talvez o filósofo mais conhecido do iluminismo. Defendia uma Monarquia Esclarecida, ou seja, um governo baseado nas idéias dos filósofos. Era um ferrenho crítico da Igreja Católica e Deísta (aquele que, a grosso modo, acredita na presença de Deus no homem e na natureza, bastando a razão para encontrá-lo). Criticou a servidão e também defendia a liberdade de expressão.
Jean-Jacques Rosseau: Criticava o absolutismo – assim como todos os outros filósofos – porém constituía uma exceção entre os outros iluministas, na medida em que criticava a burguesia e a propriedade privada. Acreditava que a propriedade é a principal causadora da infelicidade e desigualdade social. Era a favor da decisão do povo nas esferas políticas e econômicas através do voto. Outra singularidade era o fato de buscar o sentimento no lugar da razão. Acreditava na teoria do “Bom Selvagem” que diz que o homem é bom, porém, a sociedade o corrompe. Sua maior intenção era conseguir a liberdade e a igualdade na sociedade. As idéias de Rosseau fizeram grande sucesso principalmente entre os mais pobres, pois condizia com o ideal de um Estado Democrático.
O iluminismo, também conhecido como “século das luzes”, caracterizou-se por mudanças em todas as esferas da sociedade. As pessoas passaram a valorizar o uso da razão, como substituto da fé, o conhecimento, o cientificismo, para provar os fenômenos naturais através de experiências (empirismo) e não apenas dizer que foi o resultado da intervenção de um ser divino. Enfatizou-se o Deísmo, a crítica à Igreja Católica e ao clero, por ter privilégios não concedidos ao restante da sociedade (exceto à nobreza que também detinha vários privilégios). Acreditava-se em uma nova forma de governo, onde se estabelecia um “contrato social” entre governantes e governados. Todas essas idéias foram expostas na enciclopédia, criada nesse período como forma de valorizar o conhecimento. Na economia era imperativo a eliminação do mercantilismo. Defendia-se a fisiocracia, isto é, o fim da tutela do Estado sobre a economia, do pacto colonial e da escravidão. O maior objetivo dos burgueses era ter uma economia que se autosustentasse, que andasse por si própria. Tudo isso era defendido pelos fisiocratas. Além disso, diziam que a terra era a fonte de toda a riqueza. Um importante seguidor da fisiocracia, entretanto, diferente dos demais seguidores em alguns momentos foi Adam Smith.
Adam Smith: Criador do liberalismo econômico e defensor do fim do mercantilismo, Adam acreditava que a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio são fatores fundamentais para o progresso do capitalismo. Ao contrário dos outros fisiocratas, dizia que o trabalho era a principal fonte de riqueza e não a terra.
Observando as mudanças ocorridas durante o iluminismo, alguns soberanos empreenderam uma política de mudanças chamada de Despotismo Esclarecido. Os objetivos dessa política eram racionalizar a administração, a taxação de impostos e incentivar a educação. Entretanto, o real objetivo desses déspotas era se adequar às mudanças do iluminismo para se manterem no poder e continuarem a ter privilégios, como o não pagamento de impostos.
O iluminismo foi utilizado como bandeira ideológica de várias manifestações futuras, como a Revolução Francesa.
Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!
Anúncios

Comentários»

1. jose pinto - maio 5, 2008

seus filho da puta eu nao achei nada que eu tava procurando aaa…
vai fazer sexo coma sua tia filho da puta

2. lara - setembro 22, 2008

bom eu axo que vcs deveriam colocar uma coisa mais completa e masi facil de se pesquisar.
pois nos estudantes não estamos conseguindo axar o que procurando

bom espero que vcs possam melhorar

bejim

3. Framenguista - novembro 30, 2008

vão todos vocês tomar no cú seus estudantes burros, caralho eu não achei nada do que eu queria seus merda filho da puta vão caçar buceta so vivem estudando para no final das contas botar merda tomar no cu caralho seus virgem nerd

4. Atleticano - dezembro 8, 2008

O framengista fica na tua seu cuzão, aqui é TOF 31 ANOS de disposição, perderam de 5×3 para nozs e ficam chorando ae, bando de filhas da putas

5. A Nao Sei - agosto 19, 2009

porq vcs nao estudam entaum em vez de ficar ai criticando seus mane vao pega um livro e estuda.cambada de panga

6. Ana - agosto 30, 2009

EU ADOREI FOI MARA!

7. ane - setembro 15, 2009

vcs sao muito burro nao sabe nem coloca uma postagem de textos perguntas e respostas tdo que nos estudantes proucuramos nao achamos pq vcs nao sabe resume uma pergunta que a gente faz tenti ser mais espero e fazer as coisas mais resumida bjnhs e melhoras ai para o site de vcs fuix….

8. yuri patrick de oliveira xavier - outubro 28, 2009

não liguem para essas críticas de pessoas que não tem compreensão histórica do mundo. vem no site de vocês postar bestieras sem fundamento.
o conteudo é muito bom, adorei, vai me ajudar nos seminários em sala de aula. Obrigado
yuri patrick de oliveira.
Itaituba-Pará
quarta-feira-28/10/2009
colégio isaac newton.

9. Ana balbino - novembro 15, 2009

Seus demonios coloquem legendas nas imagens seu rídiculos

10. Lucas - abril 5, 2010

Por favor coloquem legendas nas imagens
agradeço
E Olha aki é Mancha x Galoucura x Força Jovem x Geral
Kem manda é nóis tio

11. mara - setembro 5, 2011

d´zaa o cúu

12. mara - setembro 5, 2011

agooora eskece essa poorra

Eu tó afiim d dá o cú
Chupa bola….
Enfiia uma pika graaande e beem grossa na minha bucetinha apertadinha
Adooro toma tapa na cara e na bunda
Seer chamada d cachorra piranha safada.
Eu voo fazê você goza rapidinhoooo
Chupando essas bolaaa gostooozaaa
Ruiviinha cheia d fogo
18 anos
Molhainha
Completa
Coxaas grossas
Popozuda
E peitão

Venha c deeliciiar
Seeem frescura
Doou tudo
Peeego homens e mulheres qm quiseer e tive interessado……
É sóo liiga

13. mara - setembro 5, 2011

agooora eskece essa poorra

Eu tó afiim d dá o cú
Chupa bola….
Enfiia uma pika graaande e beem grossa na minha bucetinha apertadinha
Adooro toma tapa na cara e na bunda
Seer chamada d cachorra piranha safada.
Eu voo fazê você goza rapidinhoooo
Chupando essas bolaaa gostooozaaa
Loirinha cheia d fogo
18 anos
Olho azul
Molhainha
Completa
Coxaas grossas
Popozuda
E peitão

Venha c deeliciiar
Cachorra no cio
Seeem frescura
Doou tudo
Peeego homens e mulheres qm quiseer e tive interessado……
É sóo liga
67492566
É sóo liiga

14. Junior - abril 22, 2012

Muito bom gostei demais
xD

15. bia - junho 21, 2012

fala serio, olha oq a mara fla, ali em cima….
:S

16. Gabriel - junho 21, 2012

noss e ela passa ate o tel, e fala q ta interessada em homem e mulher…puta merda, ela e sapatona ?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: