jump to navigation

O Estado Moderno – O absolutismo junho 9, 2009

Posted by portaldoestudante in História.
Tags: , , , , , , , , , , , , ,
trackback

O Estado moderno, absoluto, por um lado constituía-se um “estado feudal transformado”, com a manutenção da burocracia administrativa e dos privilégios seculares dos senhores feudais. Por outro, demonstrava-se um dinâmico agente mercantil, incentivando o lucro, ampliando os mercados e apoiando os burgueses.

Os principais teóricos do absolutismo foram Nicolau Maquiavel, Jacques Bossuet e Thomas Hobbes. Maquiavel, autor de O Príncipe, dizia ser aceitável qualquer ação real, até mesmo a violência, desde que o objetivo seja o bem estar comum. Para Hobbes, autor de Leviatã, o Estado deveria ser uma entidade todo-poderosa, sendo todas as esferas sociais a ele submetidas. Jacques Bossuet foi o criador da teoria do Direito Divino dos Reis, segundo a qual o rei é um missionário de Deus na Terra. Dessa forma, criticar o rei seria o mesmo que criticar Deus. Com essa teoria criava-se um caráter intocável do poder absoluto.

Nesse contexto de concretização dos ideais absolutistas, a Inglaterra se constituia uma nação singular. A presença da Gentry fez esse país ser o primeiro a se livrar dos grilhões do poder absoluto, em prol de um governo burguês e voltado para o desenvolvimento econômico. A Gentry consistia da nobreza togada (ou de título), eram ricos burgueses que haviam comprado títulos nobiliárquicos e faziam parte do Parlamento. Logo, pode-se concluir que grande parte da nobreza inglesa era favorável ao fim dos entraves ao desenvolvimento capitalista e, portanto, dos abusos do absolutismo.

Carlos I, rei da Inglaterra e pertencente a dinastia Stuart, tenta criar novos impostos, batendo de frente com o Parlamento e gerando insatisfações. Os parlamentares lhe impõem a Petição dos Direitos (ou segunda Carta Magna), ratificando a impossibilidade de criação de novos impostos pelo rei sem a aprovação do Parlamento. Carlos I fecha o Parlamento. Em seguida, necessitando de fundos (provenientes da burguesia), o reabri. Ao tentar fechá-lo novamente desencadeia a Guerra Civil (ou Revolução Puritana). Os ingleses se dividem em dois partidos: os cavaleiros, partidários do rei; e os cabeças redondas, ligados ao Parlamento. Os cabeças redondas vencem a guerra e, sob a liderança de Oliver Cromwell, implantam o republicanismo na Inglaterra. Inicia-se o período denominado commonwealth. Esse é o único período da história inglesa onde se opta pelo republicanismo.

 

 Com a morte de Oliver Cromwell emerge uma instabilidade política na Inglaterra. O Parlamento opta pelo retorno da monarquia. O sucessor, diretamente ligado a dinastia Stuart, era católico e absolutista. Os parlamentares decidem apoiar Guilherme de Orange, holandês indiretamente ligado a dinastia Stuart. Guilherme vence, na denominada Revolução Gloriosa (ou inglesa) e é submetido, pelo Parlamento, a Bill of Rights, onde o poder real estaria submetido ao poder parlamentar.

 A Revolução Inglesa pode-se equivaler a Revolução Francesa, uma vez que ambas moviam-se no sentido do fim dos entraves absolutistas e remanescentes do mundo feudal ao progresso capitalista.

About these ads

Comentários»

1. maria isabel - junho 10, 2009
2. Ericka - julho 19, 2009

Olá!!Parabéns pelo site……
Sou professora, acho interessante a iniciativa do site…voltado para estudantes… Como sugestão, incluiria algumas atividades após os conteúdos, ajudaria os alunos a estudarem mais..

3. Kamyla - agosto 20, 2009

Eu sou aluna,estudo na Primo Bitti em Aracruz,eu meus colegas de classe gostamos muito desse site.Tudo o que procuravamos nos encontramos.

4. Karlinhaah Deboxada akii - agosto 20, 2009

Gastaaa….
Passando aki pra dizer q esse site é muito fodaa GOstei muito
das suas ´pesquisas …

Bjussss By:Ella

5. Myllena BDD - agosto 20, 2009

Oiê….

aki pra dizer o quanto esse site é louko
gostei muitasso de passar por aki….

Fuiiii By:deboxada

6. Tayene - abril 26, 2010

Oiiiê…
Aprendi bem melhor!!

7. késia - maio 4, 2010

nossa vei
adorei muito show
gostei dssi site,
encontrei oq eu precisava
bjz*-*

8. késia - maio 4, 2010

bjao pra toda galera do
JOAQUIM NOGUEIRA
do 2 ano d informatica
amo vcxxx…

9. ines - maio 10, 2011

olha c6 estao de parabens …

10. ines - maio 10, 2011

esses textos sao otimos eu adorei tem tudo o que eu preciso…. s2

11. jonathan - junho 18, 2013

bom d+++

12. jefferson - junho 20, 2013

bom de mias gostei muito (Y)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 176 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: