jump to navigation

Geografia – Localização e orientação abril 15, 2009

Posted by portaldoestudante in Geografia.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

Desde sempre o homem deu grande importância à sua localização no território. Conhecimentos sobre localização e orientação são bastante válidos no traçado de rotas marítimas, em movimentações nos campos de batalha, na implantação no lugar certo de indústrias, lojas, empreendimentos etc. Para tanto, é imprescindível conhecimentos a respeito de latitude, longitude, da disposição terrestre, projeções cartográficas e sensoriamento remoto.

O planeta Terra é uma geóide, uma espécie de elipse alongada. A esfericidade do planeta é responsável pela existência de diferentes zonas climáticas (temperada, polar, tropical). A Terra também é inclinada em relação ao seu eixo. Tal inclinação ocasiona as diferentes estações do ano. O movimento de translação, juntamente com a inclinação, faz com que ocorra os solstícios e equinócios, além de proporcionar diferentes durações do dia e da noite ao longo do ano. Solstício corresponde à diferente iluminação terrestre entre os hemisférios norte e sul. Nessa época, o hemisfério norte (ou sul) recebe mais energia solar do que o outro. Dessa forma, quando é verão no norte, no sul é inverno e vice-versa. Nos equinócios, ambos os hemisférios recebem luz por igual. E os raios solares incidem perpendicularmente à linha do equador, situada na ZCIT (zona de convergência intertropical). Essa é a única área da Terra em que os raios solares incidem perpendicularmente. A ZCIT corresponde a área mais quente do planeta.

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias traçadas no globo terrestre denominadas longitudes e latitudes. Sua função é localizar qualquer coisa (pessoas, objetos, animais, fenômenos naturais etc) na superfície. No entanto, quando se fornece apenas latitude e longitude, a coordenada não fica tão clara e objetiva. A identificação de minutos( ‘ ) e segundos ( ” ) contribui, mas o ideal seria a localização em quilômetros, metros e/ou centímetros, como fazem os GPS’s.

A rotação terrestre, por sua vez, ocasiona o dia e a noite, gerando diferenciação de horários nas diferentes regiões da Terra. Os fusos horários são meridianos imaginários traçados na Terra com o objetivo de padronizar a hora global. Dessa forma, convencionou-se que a cada fuso trancorrido em direção a leste aumenta-se uma hora. A Oeste diminui-se uma hora. Vale ressaltar que cada fuso corresponde a 15°. Dividindo-se o número total de fusos (360) por 15, tem-se 24. Sendo assim, cada fuso horário (15°) corresponde a 1 hora.

O horário de verão, adotado em diversos países, é uma medida econômica, que tem por objetivo evitar a sobrecarga nos sistemas de produção e distribuição de energia nos horários de pico, diminuindo as chances de ocorrência de “apagões”. Além disso, gera uma pequena economia aos cidadãos. No Brasil, o horário de verão é adotado nos estados do sul, sudeste e centro-oeste. No norte e nordeste, como não há uma significativa variação do fotoperíodo ao longo do ano, tal medida não é imposta. Em regiões localizadas na linha do Equador ou próximas a ela, o horário de verão não seria eficaz, justamente em função dessa pouca variação do fotoperíodo.

Em relação a cartografia é importante ressaltar que existem dois tipos de mapas: topográficos e temáticos. Os mapas topográficos geralmente são mais detalhados, em função das grandes escalas adotadas. Sua função é representar, num plano, fenômenos horizontais, como áreas urbanas, agrícolas e populações e verticais, como a amplitude do relevo. Servem de base para os mapas temáticos, cujo objetivo é demonstrar um único tema, específico, tal como população, relevo, área urbana, rural etc. São geralmente menos detalhados e, portanto, apresentam pequenas escalas. Qualquer projeção cartográfica apresenta distorção da realidade, exceto as plantas. Essas, por serem excessivamente detalhadas e representarem uma área muito pequena, a ponto de não se considerar a esfericidade da Terra, é a única projeção não distorcida.

Os três principais tipos de projeções cartográficas são: conforme, equivalente e azimutal (ou equidistante).

A conforme, cujo idealizador foi Mercator, apresenta os ângulos formados pela inclinação da Terra idêntico a realidade. No contexto de sua idealização, a Europa vivia um período de expansão marítima. Conquistando terras e dominando povos, os países europeus passaram a se firmar como potências. Na projeção conforme, a Europa é posta no centro da Terra, superior e maior que todos os demais países. Tal distorção evidencia a visão de mundo eurocêntrica de Mercator, representando cartograficamente o etnocentrismo europeu.

Na projeção equivalente, onde há proporcionalidade de áreas, há grande distorção da realidade. Os países de baixa latitude (subdesenvolvidos) apresentam área bem maior que os de alta latitude (desenvolvidos).  Idealizada por Peters,  a projeção equivalente, embora não rompesse totalmento com o eurocentrismo, reperesentava, cartograficamente, os anseios dos países recém-independentes e subdesenvolvidos no pós Segunda Guerra Mundial: receberem o mesmo tratamento que os países ricos.

A projeção azimutal ou equidistante é atualmente a mais utilizada, sobretudo para fins didáticos e traçados de rotas marítimas, em função das distâncias representadas corresponderem a realidade.

O sensoriamento remoto, bastante eficaz na localização e orientação terrestre, é o conjunto de técnicas aplicadas na captação e registro de imagens  distantes. A captação se dá através de diversos sensores.

SIG, Sistema de Informação Geográfica, corresponde à junção de mapas, tabelas e informações  diversas armazenadas por um banco de dados computadorizado e GPS (Sistema de Posicionamento Global). Constitui um excelente mecanismo de planejamento urbano e rural.

About these ads

Comentários»

1. anne - maio 19, 2009

Adorei o conteudo desse site…
muito interessante…

2. Thomas J. Schrage - junho 22, 2009

legal!!!!

3. Borba - agosto 19, 2009

Muito interessante o conteúdo…….!!!

4. Ana - outubro 21, 2009

Muito interessante o conteúdo….Resumido,mais com todas as informação.
Gostei!!!

5. stephanie alves - novembro 9, 2009

muito interessante esse conteúdoeu adorei…

6. Leticia Amanda - novembro 9, 2009

ACHEI ESSE SITE MANEIRO.

ADOREI ESSE CONTEUDO MUITO INTERESSANTE

MUITO LEGALLLLLLLLLLLLL!

7. ingrid amanda - fevereiro 10, 2010

achei esse site muito legal!
gostei muito

8. ingrid amanda - fevereiro 10, 2010

esse conteúdo é muito legal

9. ana luiza - março 11, 2010

não gostei do site pois o mais importante da historia da geografia que proucurei não encontrei

10. ana luiza - março 11, 2010

mais em compensação o conteudo de vcs são otimos
bem explicados desculpe qualquer coisa ai

11. -sMoKe- - maio 11, 2010

aff´s o coisa paia vc´s ñ tem + o q fase ñ??????

12. Karlos - maio 13, 2010

Bao d +

13. ederaniel - agosto 12, 2010

gostei de + do site…
conteúdo muito bão.

14. Fulton - setembro 15, 2010

Gostei imenso deste site tem conteudo ricos…
Contineum assim força.

15. ... - fevereiro 16, 2011

ñ era bem o q eu estava procurando mais valew

16. Ana Paula - fevereiro 21, 2011

Muito interecante mesmo, adorei! isso vai me ajudar muito … :D

17. leonardo - março 2, 2011

ameeei

18. vinicius silva vieira - março 14, 2011

a geografia é muito legal e muito interesante

19. Ella Diaz - abril 2, 2011

Yes. Very cool …. I like it *-* I love Brazil ♥ Kiss, kiss to everyone …. I liked the site … You are to be congratulated … Goodbye my love ..

20. Jennifer - abril 2, 2011

Ebaa.. aí eu naaum voo repetih a segunda vez a sextaah …. Tenhu trabalhu pra faze … e so copia !!!!

21. MAIARA - abril 7, 2011

E OTIMO

22. inocência - abril 18, 2011

Que contéudo interessante … claro consiso e objectivo..
achei excelente para o minha investigação
continue assim a partilhar o seu saber muito obrigado pela grande riquesa

23. chaquirra - abril 20, 2011

eu gostei de + muito interessantíssimo fala as coisas destacadamente e clareia a nossa inteligência as respostas sao claras e objetivas gostei de + adorei

24. chaquirra perfeita linda - abril 20, 2011

eu gostei muito e muito interressante isso e objetivo o portal do estudante eu sou inteligente e adora isso
eu chaquira adoro estudar tenho12 anos e estou no primeiro ano quase na faculdade NUNCA perdi de ano sou inteligente e o portal do estudante irar me ajudar mas um pouco mas eu acho que nao precissará
pois sou perfeita em tudo port dentro e por forra por isso que me chamo CHAQUIRRA PERFEITA LINDA(eu sou a rainha CHAQUIRRA. BEIJOS

25. gabriella - abril 22, 2011

EU gostei de mas muito interessante

26. ana clara - abril 28, 2011

muito detalhado ótimo mesmo
quem costa de estudar ai um site legal.

27. Gabriela Silva - maio 11, 2011

Muito bom, mesmo, ajudou bastante

28. ana leticia - junho 6, 2011

e muito chato cara tipo assim muito chato

29. darliane andrade batista - julho 10, 2011

amei achei muito interessante.legal.

30. darliane andrade batista - julho 10, 2011

amei ajudou bastante

31. darliane batista - julho 10, 2011

essas pessoas, que não gostaram.eles são muito chato tipo assim muito chato.

32. lucilandia - agosto 16, 2011

É um site muito interessante, mas a o que eu queria ñ tinha, mas mesmo assim foi legal.

33. Rodrigues dos Santos - setembro 6, 2011

Interessante

34. graziele e cheychelle - novembro 16, 2011

é muito legal e interessante

35. ana claudia dos santos pereira - dezembro 1, 2011

é um site muito interessante achei o que eu queria!!!!!!!!!

36. Eduarda ferrira - fevereiro 16, 2012

não achei o que eu queriia!

37. Maria morena - abril 11, 2012

Tbm naoo acheii o que eu queria !!Mais adoreii a site e as informaçoes

38. fênascimento - abril 16, 2012

o site e otimo gostei,apesar de não ter achado o que eu queria…

39. MARLI DIAS BATISTELA FERNANDES - novembro 2, 2012

ME AUXILIOU MUITOOOOOOO NO MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA SOBRE COORDENADAS GEOGRÁFICAS..PARABÉNS PELO CONHECIMENTO E PARTILHA.

40. PMMG - janeiro 30, 2013

Muito Bom!!!

41. eliane tomaiz de campos - março 1, 2013

nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a veeeeeeeeeeee

42. nathalia costa alves - abril 11, 2013

é um site muito interessante mesmo eu ate achei o q eu queria
e tem mas
beijos Nathalia costa

43. cassio magno - abril 17, 2013

muito massa aprendi bastante !!!

44. bianca natalia - abril 18, 2013

me ajudou bastante muito bom esse site vou fazer uma prova hoje sobre isso e vai me ajudar muito vlw

45. joaopaulo - maio 1, 2014

Gosteiii muito bom


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 181 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: