jump to navigation

Sistema Excretor (urinário) outubro 16, 2008

Posted by portaldoestudante in Sem categoria.
Tags: , , , , , ,
trackback

O sistema excretor, composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra busca atingir a homeostase – equilíbrio do meio interno – através da eliminação de substâncias não aproveitáveis e da ingestão de água.

Enquanto nos organismos mais simples o processo de difusão ocorre por simples difusão, nas aves, répteis, mamíferos e anfíbios o sistema é bem mais complexo. O metabolismo celular produz amônia, um composto bastante solúvel em água e muito tóxico. O excesso dessa molécula no corpo ocasiona alterações principalmente no PH das células, interferindo em sua atividade.

Os animais aquáticos excretam amônia, mas os que vivem em meio terrestre eliminam tanto uréia quanto ácido úrico, ambos derivados da amônia. Isso acontece devido a uma importante adaptação. Os terrestres necessitam liberar um composto que não dependa de muita água e que não seja muito tóxico; o que é o caso da uréia, liberado por anfíbios e mamíferos. O ácido úrico ocorre naqueles que vivem em intenso regime de economia de água, pois essa excreta não necessita da água para ser veiculada; acontece nas aves e répteis. 

O principal produto excretado pelo homem é a uréia. A excreção ocorre pela pele, pulmões e rins. Dentre os componentes do sistema excretor humano, os rins executam as duas principais funções: filtrar o sangue, eliminando aquilo que não pode ser reaproveitado e reabsorver os nutrientes que ainda podem ser úteis ao organismo. 

As pequenas estruturas que realizam a filtragem, reabsorção e eliminação de substâncias nos rins são denominadas néfrons, presente em abundância nesse órgão. A parte inicial dessa estrutura possui a cápsula de Bowmam, em seguida vem o túbulo contorcido proximal, a alça de Henle, o túbulo contorcido distal e o ducto coletor. Em todos esses túbulos ocorre a reabsorção de nutrientes que irão para a corrente sanguínea e serão utilizados pelo organismo. Na alça de Henle, em decorrência de sua parede delgada, há grande passagem de água para os capilares que envolvem o néfron.

A urina nada mais é do que a sobra do que não foi reabsorvido pelos túbulos renais. Após passar pelo néfron, a urina sai do túbulo coletor, passa para a pelve renal e chega nos ureteres, sendo armazenada na bexiga para, posteriormente, se encaminhar a uretra e ser eliminada.

O sangue chega aos rins através da artéria renal, que se ramifica em várias arteríolas e forma um emaranhado de capilares sanguíneos que constituem o glomérulo renal, diretamente ligado a cápsula de Bowmam. Uma dessas arteríolas emerge e se ramfica mais ainda, envolvendo todo o néfron por uma rede de capilares sanguíneos.

Durante a formação da urina uma série de sais e outras substâncias são reabsorvidas ou eliminadas. No entanto, o Cálcio, quando ingerido em excesso, permanece nos rins em forma de cristal, formando as “pedras nos rins” (ou cálculos renais). Isso ocorre em função da grande ingestão de proteínas e cálcio, da baixa ingestão de água e da predisposição genética.

Normalmente a urina não contém glicose, exceto quando ingerimos uma grande quantidade de carboidratos (um prato de macarrão, por exemplo) e os túbulos renais não conseguem reabsorver esse excesso. Entretanto, em diabéticos, como a glicemia (taxa de glicose no sangue) é alta, toda glicose que passa nos rins segue juntamente com a urina. Portanto, o diabético sempre elimina glicose na urina.

About these ads

Comentários»

1. jenyffer - maio 26, 2009

bom o texto é meio complicado de entemder ,uitas palavras e pouca imformaçao nao gostei visitem esse site é bom http://www.notredamecampinas.com.br/cndonline/ef1/5ano/2008/paginas_corpo/5_ano_c/urinario/index.htm

2. Camilla :* - outubro 14, 2010

Ta bom jenyffer, vlw pela dica, tenhu q fazer um trabalho chato sobre esse sistema, e , ainda tem que fazer maquete…

3. alisson - outubro 26, 2010

que bom esse texto eu gostei muito deste texto sobre o sistema escretor

4. luciano - março 29, 2011

que legal
adorei

5. Alice *-* - agosto 2, 2011

pooxa, precisava de algo mais criativo pro meu trabalho, mas mesmo assim obrigada :D

6. jessika - agosto 9, 2011

nao gostei pq achei q ia ta desenhado como fazer a maquete

7. yasmin nery de souza - julho 10, 2012

muito bom gostei PARABÊNS pelo site

8. YASMIN - setembro 30, 2012

eu nao consegui meu trabalho nao pode copiar da internet entao tive que ler e resumir tudo e meu dificil isso mais o site e bom mais tem que melhorar!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 172 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: