jump to navigation

Origem da vida maio 19, 2008

Posted by portaldoestudante in Sem categoria.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
trackback

A primeira teoria criada para se explicar a origem da vida ficou conhecida como abiogênese. Elaborada por Aristóteles, baseava-se no princípio da vida originada da matéria bruta mais um princípio ativo (matéria orgânica) qualquer. Os seu principal adepto, além de Aristóteles, foi Needham. Esse, por sua vez, realizou um experimento cujo resultados ajudaram na comprovação da existência da abiogênese. Na experiência, Needham colocou caldos nutritivos em frascos; aqueceu-os e fechou-os. Ao aquecer, o cientista queria matar os microrganismos presentes no caldo. Apesar disso, nos frascos, surgiram seres microscópicos. Isso aconteceu porque somente o aquecimento não foi suficiente para matar os microganismos e, como não se sabia disso, a abiogênese foi erroneamente confirmada como a teoria que explicava a origem da vida. Esse foi o erro de Needham.

   Outra teoria, criada por Redi, para tentar explicar a origem do seres foi a biogênese. Segundo ele, a vida provêm de outra vida já preexistente. Seus principais adeptos foram Spallanzani e Louis Pasteur. Redi realizou um experimento para tentar confirmá-la. Ele colocou, em dois frascos, um pedaço de carne. O 1° frasco ficou aberto e, como resultado, surgiram larvas de insetos. Já o 2° frasco foi tampado com uma gaze e não gerou vida. O experimento de Redi teve bastante impacto, porém, não conseguiu acabar com a teoria da abiogênese. Mais tarde, Spallanzani fez outra experiência, da seguinte maneira:

Foi repetido o experimento de Needham e, além disso, aqueceu e ferveu os frascos, tampando ambos em seguida. Não houve surgimento de vida. Os adeptos da abiogênese usaram como argumento contrário o fato de Spallanzani ter fervido o caldo e, com iss, matou o princípio ativo, e sem ele não há o surgimento da vida. O erro de Spallanzani foi não ter feito grupo controle, ou seja, um frasco com o caldo fervido, porém aberto.

  Louis Pasteur, para tentar acabar de vez com a abiogênese, realizou um experimento que consertava todos os erros cometido pelos outros cientistas. Ele colocou em um frasco aberto e com o “pescoço” reto um caldo fervido, constituído de água e açúcar. Em outro frasco, aberto e com o “pescoço” curvado, colocou o mesmo caldo fervido. Obteve os seguintes resultados:

No1° frasco (pescoço reto) houve surgimento de microrganismos. Já no 2° (pescoço curvado) não houve surgimento de vida, pois os insetos depositavam seus ovos no pescoço, não chegando al caldo. A teoria da abiogênese, ou geração espontânea, finalmente foi desmentida.

Ao longo do surgimento de explicações para a origem da vida alguns avanços tecnológicos acabaram dificultando a comprovação da falsidade da geração espontânea. Um deles foi o surgimento do microscópio, que ao detectar minúsculos organismos associado à crença de que tais microrganismos não fossem capazes de se reproduzirem, foi proposto que esses seres só poderiam ter surgido da matéria bruta!

  A teoria da origem da vida mais aceita é a proposta por Oparin, no qual os seres se originaram da evolução gradativa. Segundo essa teoria a atmosfera primitiva era composta por 4 gases: amônia, hidrogênio, vapor d’água e metano. Devido a grande quantidade de hidrogênio e seus elétrons, a atmosfera seria redutora, ou seja, haveria facilmetne a formação de compostos orgânicos simples. Submetidos a relêmpagos e a radiação ultravioleta do sol, tais compostos aumentaram sua complexidade. Com as intensas chuvas essas moléculas foram para o mar e ficaram mais complexas ainda, até formarem DNA, aminoácidos e os coacervados (uma vesícula formada por uma membrana com dupla camada de lipídeo).

DNA + Coacervados = 1° ser vivo

Um experimento realizado por Fox e Miller, no qual foi simulado as condições propostas por Oparin, obteve resultados satisfatórios que ajudaram na comprovação da teoria da evolução gradativa dos seres.

Atualmente existe uma hipótese de que o primeiro ser vivo tenha sido um procarioto heterótofo (possui células com núcleo não envolto por carioteca e não produzem o seu próprio alimento). Os argumentos são os seguintes:

1° – Por se ter grande quantidade de compostos orgânicos nos mares, ficaria fácil a obtenção de alimentos. Bastaria o coacervado absorever o que lhe fosse necessário à sua sobrevivência.

2° Não faz sentido ter surgido primeiramente um ser autótrofo (produz o seu próprio alimento), possuidor de um metabolismo energético muito mais avançado e complexo que um ser heterótrofo. Para se ter uma noção, nós, humanos, mamíferos, somos heterótrofos!

  Na atmosfera primitiva não existia oxigênio na forma livre (O²), portanto, a respiração era anaeróbia (fermentação, não necessita da presença de oxigênio). A partir de utações genéticas surgiram os primeiros seres autótrofos (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes), que ao quebrarem a glicose existente no meio, para fazerem a respiração anaeróbia, liberavam oxigênio livre. Com isso, surgiram seres anaeróbicos (tipo de respiração celular mais proveitosa e que exige a presença de oxigênio).

 Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

Comentários»

1. Athosbr99 - maio 20, 2008

Bom post, to estudando isso ai atualmente em ciencias.
Pena que todas essas teorias a minha professora passou e eu preciso de uma diferente. XP

2. izabelle - junho 3, 2008

esse site me ajudou muitooooooooo D+ !!!

3. THAISY - agosto 19, 2008

legal

4. Bruna - fevereiro 16, 2009

Muito boom esse site! amostra direitinho a origem da vida!
Me ajudou muito no meu trabalho!.

5. Bruna - fevereiro 26, 2009

ameeiii!!
me ajudoou mtt
parabénns pelo sitt

6. JOSY - março 5, 2009

EU ADOREIIIIIIIIIIIIIIIII
ISSO TIRO TODAS AS MINHAS DUVIDAS
SOBRE O ASSUNTO…
ESPERO ENCONTRAR NESSE SITE MAIS COIAS LEGAISSS
PARABENS PELO SITE…
BJS…

7. Guilherme - março 11, 2009

O sit é otimo para estudar sobre a Origem da vida !! Muito bom mesmo valw !!

8. carol - março 12, 2009

ameei o site.
me ajudou muito !

9. guilherme nunes - março 19, 2009

que poraaaaaaaaaa

10. NÚBIA - abril 2, 2009

PARABÉNS!!!
POR ESSE SITE…
MARAVILHOSO POIS ME AJUDOU BASTANTE,POIS ESTAVA PRECISANDO MUITO MESMO DESSA PESQUISA…
CONTINUEM ASSIM…
BEIJOS…

11. Rayane - abril 28, 2009

‘Nooo Muitoo bom o site …
Mee ajudoo d+++
Parabéns aee
Valeeu !

12. edislei - abril 29, 2009

Esse texto tirou minhas duvidas sobre abiogenes
é otimo parabens ^^

13. dayte - maio 23, 2009

ameiii muito esse sait , ajudou demais no meu trabalho de evolução, esse mátéria é super polêmica e dificil de entender, agradeço demais a explicação bjs dayte continue assim e boa sorte no futuro

14. ♦♦♦♣♣♠♠☻♥ - maio 31, 2009

eu odiei
não tem a resposta que eu quero
é uma merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

15. edu - junho 9, 2009

esse conteudo resolveu meus problemas kkkkkkkkkkkkk

16. NADJA SANTOS - julho 2, 2009

GOSTEI MUITO RESOLVI TRABALHO DA FACULDADE.
VALEU!!!!!!!!!!!!!
BELEZA!!!!!!!!!

17. natalya - agosto 5, 2009

eu adoro muito estudar:esse conteudo resolvel meu problema…………..beijoooooossss;

18. Vinicius - novembro 24, 2009

Isso me ajudou muito no meu trabalho da Biologia, Obrigado pelas informações e pelas explicações objetivas.
Adoreei

19. Millenna - fevereiro 24, 2010
20. Millenna - fevereiro 24, 2010

Eu adorei esse site + vcs poderiam botar + imagenss + eu adorei mesmo…
Bjs

21. isabelle - março 11, 2010

è legal,não sei se o meu prof vai achar,mas é legal !!
Só acho que deveria ser menos repetitiva !!

22. killer - março 15, 2010

esse site ajudou bastante

23. natielli - março 18, 2010

oii esse chat é maravilhoso amei resolveu todas minhas duvidas brigado parabéns

24. gisely - abril 2, 2010

nossa, Adorei passar por aqui,ajudou bastante no meu trabalho escolar

25. gisely - abril 2, 2010

nossa!esse site foi essencial na elaboraçao do meu trabalho escolar!!!.

26. emanuel - abril 15, 2010

adorei o post foi muito bom vai min ajuda
no meu trabalho escola minha professora e chata d+
quando fui aprentar primeira vez ele me deu um
esculacho danado na frente da turma agora
vou ter q fazer outro trabalho e aprensenta dinovo

27. Claire - maio 21, 2010

Olá gente eu tenhu 10 aninhos e tbm amoo ciencias:

Olha gente da minha idade querem uma ajuda?

Vocês podem ver que com esse experimento, Louis Pasteur concluiu que os micro-organismos se encontram no ar (e em todos os lugares).

E tambem ao inverter o vidro usado você pode concluir que o caldo ficou totalmento contaminado.

Atualmente, muitos alimentos são pasteurizados antes de serem embalados, para eliminar os micro-organismos que causam doença.
E isso você pode observar tambem, não é mesmo. Agora se a professora perguntar para vocês como isso ocorre você saberar o que explicar.

espero ter ajudado vocês…

28. maristelia pereira - janeiro 29, 2011

gostei muito deste site estou aprendendo bastante bjos

29. maciel - fevereiro 26, 2011

maneiro

30. ana beatria da silva poubell - março 14, 2011

olá gente, tenho 12 anos! sou tb louca por ciências;
eu estava pesquisa um trabalho, para escola, e achei esse site, e ele realmente é muito interessante.

31. gil - março 16, 2011

gil a origen da vida

32. leinad yvel - maio 21, 2011

odiei

33. cicero nascimento da costa - junho 20, 2011

cícero nascimenato da costa
A resposta definitiva,a verdade verdadeira probabilisticamente falando jamais será alcançada dentro do lapso de tempo da temporalidade humana,o que entendemos como definitivo é o que nossa comprensão intelectual nos dá como base racional,afinal buscar o inconcebível,sondar o inexistente ,projetar a futurologia,embora ela nunca seja o que se planejou ou pensou ,essa é a grande odisséia humana… ad infinitum!

34. Marllon Figuêredo - outubro 8, 2011

gostei muito do assunto e foi interresante gostei tambem de aprender muito sobre essa grande vissao sientificar e aprendissado para o futoro da sociedade

35. natália - novembro 7, 2011

esse site me ajudou muito, mas o que eu estou precisando é quais são as teorias da origem da vida recentes e aceitas pelos cientistas.
tem como vocês me ajudarem
obrigada

36. Gabriel Ramos - março 15, 2012

eu gostei mtoo , me ajudou no trabalho de biologia !!!
vlw .
Até .

37. melissa - março 16, 2012

o site me ajudo muitoooooooooo,tirei 10

38. fernando - março 24, 2012

e muito legal

39. fernando - março 24, 2012

gosto de bruna carla e aline barros

40. fernando - março 24, 2012

amorrrrrrrrr a deus todo poderoso obrigato Deus

41. fernando - março 24, 2012

me ajudou no trabalho de ciencias

42. antonio - junho 13, 2012

Dimais adorei esse site

43. Carlos - abril 22, 2013

muito bomm

44. luana - maio 22, 2013

gostei muito

45. BIANCA - fevereiro 26, 2014

ESE SAITE ME AJUDOU BASTANTE


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 176 outros seguidores

