jump to navigation

Geografia – O território Nacional março 12, 2008

Posted by portaldoestudante in Geografia.
Tags: , , , , ,
trackback

Território é um espaço submetido a um poder político. Nesse território existem propriedades privadas, onde o proprietário pode utilizá-la para fazer empreendimentos econômicos ou comercializá-la. Porém, não cabe a ele o domínio político do seu patrimônio, isso é exercido pelo Estado, através de leis. O patrimônio privado e a soberania pública constituem a base do território nacional.

As fronteiras são extremamente importantes na constituição do território. São elas que delimitam a atuação da soberania estatal. Para se criar uma fronteira, é preciso estabelecer três etapas:

Definição, que é uma operação conceitual onde se chegará a um acordo sobre os princípios gerais que levarão à formação da fronteira; delimitação, um processo cartográfico, no qual será marcado no mapa os limites fronteiriços; demarcação, uma operação física, onde são colocados marcos nas fronteiras.

A maior parte das fronteiras brasileiras foram criadas no período Imperial e na “era Rio Branco”. A menoria emergiu do período colonial. A “era Rio Branco” constitui um período marcado pela figura do Barão do Rio Branco, responsável pela política externa durante o início do período republicano brasileiro. A sua obra de fronteiras definiu grande parte das delimitações do território brasileiro. Defendeu o Brasil nos Arbitramentos internacionais, que era um modo de resolver os conflitos fronteiriços, por meio da escolha de um Terceiro Estado, neutro, que resolvia o problema. O seu principal feito foi a “questão do Acre”. Na época o Acre pertencia a Bolívia. Mas com a “corrida da borracha” inúmeros seringueiros brasileiros foram para o local. Chegaram até mesmo a conseguir uma efêmera independência. Para contra-atacar, a Bolívia assinou um acordo com um cartel de empresas norte-americanas, dando a elas o direito de exploração do Acre. Os seringueiros se revoltaram. O exército boliviano foi posto de prontidão. É nesse período que entra a figura do barão do Rio Branco, onde por meio de negociações diplomáticas, conseguiu tomar o Acre para o Brasil, através do tratado de Petrópolis. Em troca, o Brasil pagaria uma certa quantia e construiria a ferrovia madeira-mamoré, que escoaria a exportação boliviana para as partes navegáveis dos rios amazônicos.

Durante a formação das fronteiras brasileiras, o Brasil se apoiou no mito das “fronteiras naturais”, segundo o qual os limites do território já estariam preestabelecidos devido aos cursos dos rios e outros fatores naturais que constituem as fronteiras. Embora apresente certa semelhança, os limites fronteiriços brasileiros não estão ligados ao “natural”, mas sim a processos históricos e políticos.

O Brasil é “cortado” por quatro fuso horários. No entanto, o sistema de horas legais vigente no país é bastante prático, pois modifica, de certa forma, a posição do fusos, de modo que um mesmo estado não tenha horários diferentes ao longo do seu território.

Atualmente, o Brasil é um Estado Federal, ou seja, as unidades federais (estados) possuem autonomia, expressa pela constituição própria, embora esteja submetida à constituição nacional, o direito de eleger o seu próprio governante e fazer assembléias. O poder legislativo brasileiro possui um sistema bicameral, onde se tem a câmara baixa, que é a Câmara Federal, composta por deputados que representam o povo e a câmara alta, corresponde ao Senado Federal, composto por senadores, que representam os estados.

Ao longo de sua história, os estados que compõem o território brasileiro sofreram desmembramento, isto é, uma parte de um grande estado se emancipou e passou a constituir uma outra unidade federal. Isso acontece devido a valorização econômica, o crescimento demográfico vivido pela parte do estado que busca a sua emancipação. Além disso, um território muito grande se torna difícil de ser governado. Com a separação, o novo estado ganha autonomia e um sistema de administração que facilitam o planejamento do desenvolvimento econômico. E a elite regional ganha mais poder ainda. É bom ressaltar que um grande território não é sinônimo de grande população, principalmente no que diz respeito aos estados. O que atrai a massa populacional é oportunidade de emprego, boas redes de hospitais, educação, infra-estrutura e desenvolvimento econômico. Um exemplo está na comparação entre o Amazonas e São Paulo. A população paulista é muito maior que a amazonense.

Durante o período da Ditadura, Getúlio Vargas, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a finalidade de reunir informações, através de pesquisas, sobre o território brasileiro, para melhor planejar o desenvolvimento econômico e social das regiões pouco populosas do Brasil. Foi a partir de então que criou-se as macrorregiões geográficas, que dividem o país em sudeste, nordeste, norte, sul e centro-oeste. Os agrupamentos foram feitos mediante características semelhantes, como a economia, a população e os fatores naturais. Como era muito generalizado, não serviu para a verdadeira finalidade da divisão: a obtenção de dados para o planejamento. Portanto, fez-se uma nova divisão, as mesorregiões geográficas, onde se punha, em um mesmo grupo, regiões com estruturas de produção e características naturais semelhantes. Também era muito generalizada e, por isso, criou-se as microrregiões geográficas, que são os municípios. O agrupamento se dá pelo grau de influência dos centros urbanos e o modo de utilização do solo dominante.

Vote no Portal do Estudante no TOP30. Clique aqui para votar!

Comentários»

1. Bruna ou Bu - maio 1, 2008

muito bom mesmo ese texto me ajudou muito

2. Lucy - maio 5, 2008

Texto bom, me ajudou bastante, mas contém erros de português graves, acho que deveriam revisar antes de publicar, espero ter ajudado e não ter ofendido. Obrigadinha!

3. jessica - maio 5, 2008

o texto realmemte e mravilhoso me ajudou a requerir conhecimentos alem dos q eu ja tinha obrigada !!!

4. caio steinbach - maio 10, 2008

vasto conteúdo…
me ajudou muito em um trabalho da escola com nivel acadêmico…
muito grato…

5. pamela - maio 19, 2008

bom me ajudou a estudar…..

6. Mayra - maio 26, 2008

MuitO bOm!!!
Me ajudOu a ter mais cOnhecimentO…
E eu cOnsigui meu trabalhO de escOla!!!

7. Fabiano - junho 5, 2008

Muito bom,porém ainda acredito q poderia ser emlhor como esclarecer como é a construção do estado e da nação,a obra de fronteiras e fusos horários assim naum fica um tópico alquebrado e facilita o acesso e o entendimento do internauta,fora isso o artigo está excelente tirando os erros de português.

8. Tainá - junho 7, 2008

Legal ,me ajudou a fazer o trabalho e ficou muitcho mais fácil

9. Ricardo Júnior - agosto 6, 2008

Gostei muito de ter pesqizado sobre o TERRITÒRIO BRASILEIRO,estava me deixando irritado,pois não achava em nenhum livro,porém achei muito pobre,não foi o que pensei,mas esclareceu algumas dúvidas.

10. gabriela - agosto 15, 2008

ñ tem nada o que eu procurei

11. jhennifer - agosto 28, 2008

não tem nada interessante mais ajudou bastante brigaduuuuu

12. tonho - março 17, 2009

não gostei não me ajudou em nada fiquei com zero e fui espulso da faculdade………………….o resto prefiro não comentar;……………………..

13. Juliana Natasha - março 17, 2009

obrigadoooo esse conteúdo me ajudou bastante.

14. Caren - março 20, 2009

Obrigada com esse texto eu entendii perfeiita menteee oq Barão do Rio Branco fez pelo Brasil e fuii escelente pra eu fazer minha pesquisa….

15. Rogério - março 24, 2009

Bom.! Me Ajudou Pra Caranba No Trabalho De Escola.!

Valew Mesmo…

16. ezequian>>7 - março 24, 2009

esse conteúdo me ajudou bastante estou gratoo!valew.

17. jonas - março 27, 2009

que sacoo emm nada vê pohh poemm uma coisa que sirva..não só pra oculpa espaço afê

18. jonas - março 27, 2009

esse ezequiann é gay (muito Grato) huahuahau que Gay

19. Jée - março 28, 2009

Nossaaa … mto obrigada pelo texto … me ajudou mto, além de ficar mais fácil de entender sobre a relação entre o Rio Branco e as Fronteiras Brasileiras!!!

20. Ana Flávia - abril 16, 2009

Esse site me ajudou a tirar 10!

21. lucas - abril 16, 2009

=0

22. Artur Cesar - maio 5, 2009

ae essaa topico me ajudo pa caramba , mais na minha pesquisa anterior desde de junho de 2008 o brasil so tem 3 fusos horarios.

23. Thalyta - maio 5, 2009

texto ótimo (:
me ajudo muito no trabalho de Geografia ;P

24. Anna - maio 12, 2009

adorei muito essse texto ele me ajudou bastante poderia ter sido melhor né …

25. Mihh - maio 15, 2009

amei!!mto bom

26. carol - julho 5, 2009

esse negosio e uma porcaria eu ñ acho nada q eu quero aqui, trate de melhorar isso casete.

27. cleonilton teixeira lopes - agosto 28, 2009

muit bom , este texto me ajudou bastante, muito bem detalhado.

28. Osanilton - novembro 9, 2009

ai gostei do conteúdo
está me ajudando…
sucesso p/ vcs…
abaraços!!!

29. luan - dezembro 20, 2009

eu queria saber as perguntas ” Explique como se caracteriza um território nacional” “Como sao definidos os limites de um terrotório”

30. tailane de oliveira santos - março 3, 2010

Otimo, esse assunto me ajudou a responder uma atividade!!!!!!!!!!
Cândido Sales-Bahia

31. Jéssica - março 10, 2010

nossa fala seriu esse texto hoje salvou minha vida nossa é td que presisamos saver sobre o assunto me ajudous muito brigadu

32. geilson - março 12, 2010

MuitO bOm!!!
Me ajudOu a ter mais cOnhecimentO…
E eu cOnsigui meu trabalhO de ethal!!!!
thal!!!

33. Lara - março 21, 2010

Muito bom o texto…
Mas preciso de algo mais para complementar minha pesquisa de geografia.
ObRiGaDo

34. thais tozo,16 anos - abril 4, 2010

bom…me ajudou muito na pesquisa de geografia.mais queria saber um pouco mais,para poder ampliar os meus conhecimentos.obrigado.

35. Rene Borges - abril 5, 2010

muito bom o texto me ajudou muito no meu trabalho de geografia….
e tomei mais conhecimento neste assunto…

36. Jennifer - abril 7, 2010

interessante.

37. Bruna - abril 7, 2010

muito bom mesmo, interessante.

38. Delania - abril 12, 2010

brigado…ajudou no meu traballho de escola

39. Dinha - abril 17, 2010

esse texto e bom, mas os erros ortograficos marcaram muito a presença. Esse texto precisaria ser revisado e corrigido. Mas ele tbm foi bem objetivo e exlpicativo!!
:)

40. Thaais - abril 18, 2010

Vaaleeu ! Voocês salvaaraam á paáatria [/tha pareý !
Consegui o meu traabalho !

41. marcela @sou oq sou@ - abril 18, 2010

eu gostei e está explicando exatamente o q eu preciso obrigado pelas informações..

42. Nathália C. - abril 18, 2010

Beem , eu acho que vai ser útil (!) – Espero ;D

43. Ramon S. - abril 20, 2010

mais conhecimentoo pelOooO mundÃAoO. ;)

44. Rebeca - abril 27, 2010

wii, gostei muito.. ajudou bastante nas minhas pesquisas sobre a Era Rio Branco, bjss, esse site ta demais! -Q

45. Amelia - maio 6, 2010

me ajudou muito

46. joice claro pisaneschi rocha - maio 6, 2010

Muitoo bom consegui tirar 10 no meu trabalho *-*

47. OIE - maio 18, 2010

BABY<BABY<BABY OHHH

48. onezilma - maio 21, 2010

Este assunto me salvou de última hora, por isso o texto estava muito excelente. bjinhos….

49. Caio Roger - maio 26, 2010

Nossa esse Texto me ajudou Muito a Desenvolver meu trablho para escola

50. naty - junho 30, 2010

otimo este texto me ajudou de montão

51. naty - junho 30, 2010

ke legal

52. reto preto - julho 16, 2010

meu anùs estar sujooooooooooooooo

53. isis - dezembro 6, 2010

nao achei o que eu queria ¬¬

54. Evelyn Nicoly - fevereiro 27, 2011

briigadá . tá me ajudandooo ée muiito ^^ beijoos

55. Angélica - fevereiro 28, 2011

Gostei muito isso é muito interresante…

56. rhytah - março 20, 2011

mto bom msmo!! me ajudou mtão.
brigadinhuu bjo

57. msa4cela - março 23, 2011

poderia ter algo resumido

58. msa4cela - março 23, 2011

poderia ter algo resumido que me ajude na tarefa

59. Fabiano - abril 2, 2011

que droga , tem muita coisa só que nao
me ajudou a fazer meu trabalho, então vai todo mundo pra …………………..

60. H*e_b*.e,.r - abril 2, 2011

ô professor Anderson , vc falou q esse site iria
ajudar , ele foi me atrazar , isto sim …por favor neh , vai se ferrar pow…passa um site que tenha a formação da froteira do amapá, pará, tocantins . Vai a merda

61. milena alves de jesus - abril 4, 2011

Território é um espaço submetido a um poder político. Nesse território existem propriedades privadas, onde o proprietário pode utilizá-la para fazer empreendimentos econômicos ou comercializá-la. Porém, não cabe a ele o domínio político do seu patrimônio, isso é exercido pelo Estado, através de leis. O patrimônio privado e a soberania pública constituem a base do território nacional.

62. milena alves - abril 4, 2011

As fronteiras são extremamente importantes na constituição do território. São elas que delimitam a atuação da soberania estatal. Para se criar uma fronteira, é preciso estabelecer três etapas:

Definição, que é uma operação conceitual onde se chegará a um acordo sobre os princípios gerais que levarão à formação da fronteira; delimitação, um processo cartográfico, no qual será marcado no mapa os limites fronteiriços; demarcação, uma operação física, onde são colocados marcos nas fronteiras.

63. karina jesus mello - abril 7, 2011

muito obrigado esse conteudo me ajudou bastante na minha nota. valeuuuuu….

64. thaisinha - abril 9, 2011

ufaaah
que bom que encontrei esse site
nossa me ajudo muito ter que ficar procurando tava me deixando “pe da vida”…
rsrsrs
me aliviou

65. Douglas augusto Lacerda Franco - abril 25, 2011

d+ parabens a o site perfeita a explicação me deu um 10 XD

66. Junior - maio 13, 2011

Muito bom. Faltou coisa,mas ta bom.
Pretendo prestar concurso pra academia militar das Agulhas Negras ( Exército Brasileiro ), e não encontrava artigos relacionados em lugar nenhum.
Por fim, achei!

Obrigado.

67. aninha - maio 30, 2011

adorei so e ruim por uma parte e muito grande

68. nathaly - maio 31, 2011

não foi muito bom achei uma bosta não me ajudou em nada

69. nathaly - maio 31, 2011

e só um comentario besta de brincadeirinha ta :P

70. - - julho 5, 2011

éer… legal ;x

71. ADilson - agosto 10, 2011

muito bom… quem criou essa matéria me ajudou muito

vlw!!!

72. Sérgio - agosto 24, 2011

Nossa se for para você fazer as coisas, faça certo
Isso ficou uma porcaria!!!
Quantos erros de gramática,seu anaufabeto.

73. Sérgio - agosto 24, 2011

Você por acaso começou a astudar agora?!

74. Sérgio - agosto 24, 2011

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

75. Sérgio - agosto 24, 2011

to brincandooooooooooo!!!!!!!!!!!!!! ficou ficou ficou ficou bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm de ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

76. Sérgio - agosto 24, 2011

eu nem me chamo sérgio +sim pedro tenho só 11anos

77. pedroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo - agosto 24, 2011

brincadeira de criançaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

78. _@Nadia_sylper@_ - setembro 19, 2011

Muito bom, resumido mais objetivo em cada assunto abordado, Continue assim postando mais matérias, isso ajuda muito, falo por mim, ajudou muitooooo. QUE DEUS ABENÇOE!

79. robenildo - outubro 15, 2011

muito obrigado pelo texto queremos que continue escrevendo para tira nossas duvidas

80. Helenivânio - outubro 17, 2011

obg pela dica…

81. mayra - fevereiro 22, 2012

hummm muito bom agente aprender isso..

82. Livia Nunes - fevereiro 23, 2012

Nossa que bom , este texto me ajudou a ter mais conhecmento na Geografia e me fez tirar 10 no meu trabalho !! Mais tem muitos erros graves de Portugues… Mais nao estou criticando so estou avisando !! Muito obrigada mesmo a todoa que colaboraram no texto e no site … Beijos !!

83. cu rasgado - fevereiro 23, 2012

merda

84. higor - fevereiro 23, 2012

muitooo legal com issso ai eu vou aprender a mim indentifika territorios..ki legal ne pesssoal..

85. lais - março 10, 2012

Qui bom estuda esses tico de materias.

86. juliana - março 12, 2012

ok.tirei 30 no trabalho

87. juliana - março 12, 2012

ok

88. jacqueliny santos - março 13, 2012

ixiiiiiiiiiiiii nada ver tiooooooooooooooooooooooo!

89. larine fernanda - março 13, 2012

goooosteei muito dooo teexto! noooooooooooooosssssssss qiiii miintiraaaa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

90. 88079824 - março 16, 2012

Os interesses existente na delimitação do territorio bresileiro

91. gis@ - março 16, 2012

gostei mas o texto poderia ser mais resulmido tem muita parte sem importancia

92. pryscyla - março 23, 2012

nosssssssssssssa meu esse site é perfeito obrigada tirei 10 na minha pesquissssssssssssssssa mt bom mesmo em tem um pouco de erro de portugues mas td mundo erra rsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrs bijos vlwwwwwwwwwww

93. adriene - março 27, 2012

é muito enteressante parabens ao autor

94. paulo - março 28, 2012

gostei mai nao achei o que eu queria

95. paulo gabriel - março 28, 2012

gostei muito

96. Eduardo Lima - abril 13, 2012

Esse site é muito bacana,estou no segundo ano e o professor Marcio passou pra gente fazer uma pesquisa sobre o que era Espaço geográfico,Fronteira,Limites,Região e só estava faltando Território.Tchau.

97. Lucas Visente - abril 13, 2012

Vocês são tudo um bando de burros escrevem o nome com letra minúscula

98. luis - abril 16, 2012

não tem nada que eo procureri

99. pamela - abril 17, 2012

esse conteudo nos ajudou bastante para nossa pesquisa

100. brunin - abril 21, 2012

vo0t me ajudou graças a vocês

101. Danih - abril 23, 2012

a professora pedio o trabalho dai entrei aqui pesquisano a professora tinha passado anteriormente o mesmo conteudo dai nao ajudo muito nn

102. AMANDA - abril 24, 2012

ADOREI MUITO,VAI MIN AJUDA EM MINHA PROVA!!!!!!!!!!!!!!!!BJS

103. luanalima - abril 27, 2012

adoreeii vaii me ajudar mt nuu meuu trabalhoo!!1
e desce jeito q eu gosto
hahahahahahahaha
vou tira douze craas a vxss
podii
deixar eu voutoooo

104. luana lima!! - abril 27, 2012

qwanduu euu tiras a minha nota eu avissooo a vxxsss

105. Ayala - maio 16, 2012

Eu só copiei ate estatal,Pq era muito grande as fronteiras e etc…
Mais me ajudou muito muito.
Mais eu vou em outro Site para ver se consigo mais alguma coisa.
Minha Fessora,ñ ficou satisfeita com a quantidade que eu &screvii!!

106. higor - agosto 8, 2012

vlw. me ajudou muito eu tava precisando muito desse conteúdo.

107. Karol - agosto 30, 2012

Muito bom… Mas não achei o que queria… Mas valeu a pena ler, pois me ajudou no conteúdo do colégio !! :)

108. fellipe coelho - setembro 20, 2012

este texto é muito rico em informacaoes….muito obrigado , me ajudou bastante

109. Diego - outubro 4, 2012

Olá espero que esse texto me ajude no concurso do exército obrigado.

110. adasd - outubro 20, 2012

exerrtwefd

111. Thainá Mancini - fevereiro 20, 2013

Muito bom gostei de mais tomara que a bruxa da minha fessora goste tambem neh ta osso

112. gilvan muniz da silva - março 16, 2013

gostei me ajudou muito – março 16 , 2013

113. Stephani Karen - março 22, 2013

muito obrigada

114. Fernanda - março 24, 2013

Esse texto me ajudou muito em um trabalho de geografia. Além de me ajudar nesse trabalho, me trouxe mais conhecimento, pois eu era totalmente ignorante nesta aréa da geografia (e deve ter haver com história também, assim parece).
Agradeço muito ao autor ( e quem a publicou esse texto, caso não tenha sido o autor).

115. Bruna Athayde - abril 1, 2013

Muito bom, consegui fazer o meu trabalho maravilhosamente. Aprendi coisas que nao sabia, obrigada!

116. sdasda - abril 16, 2013

edvaldo machado boaventura

117. lucas baía - abril 18, 2013

me ajudou muito esse texto!!

118. Brenda Carolynne - abril 19, 2013

muito legal!

119. Jão - junho 12, 2013

Se fudeu Tonho kkkkk

120. rutilio - julho 9, 2013

ótimo texto continuem assim,apesar de tantos desocupados que ñ sabe oque é estudar e vem até aqui fazer comentários bipolares.. obg ;)

121. Amanda - março 3, 2014

Ótimo texto,bem explicativo
Obrigada pela ajuda >< :) :*

122. maria rita - maio 26, 2014

esse texto e otimo ,ele mim ajudou bastante nas minhas provas de geografia ,Obrigado!!!!


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 175 outros seguidores

